Emissão Renascença | Ouvir Online
A+ / A-

Paróquia de Santa Marinha mostra tesouros num museu especial

14 set, 2017 - 21:11 • Liliana Carona

O sacerdote, que também é guia, acredita que, para além de dar a conhecer o património religioso da vila, o novo espaço museológico pode levar mais gente às celebrações litúrgicas.

A+ / A-

O concelho de Seia tem um novo museu, na paróquia de Santa Marinha, em que a entrada se faz pela sacristia da igreja matriz.

O sonho era antigo, diz à Renascença o padre responsável pelo projecto, Rafael Neves, de 32 anos.

O sacerdote/guia acredita que, para além de dar a conhecer o património religioso da vila, o novo espaço museológico, recém-inaugurado, até pode levar mais gente às celebrações litúrgicas.

“Isto aqui é o espaço museológico da paróquia de Santa Marinha, que estava pensado desde há muito tempo, até porque isto correspondia ao desejo de muitas pessoas. Chamavam a este espaço museu porque, segundo consta, sempre houve esta ideia de um dia se criar um museu”, explica o padre Rafael Neves.

A visita ao museu começa na sacristia da igreja matriz de Santa Marinha, datada do século XVII.

“A visita começa antes da porta do Museu propriamente dita, começa neste espaço que é a sacristia da igreja paroquial, que é uma espécie de antecâmara do museu. Isto obriga a que quem visita o museu passe obrigatoriamente pela igreja, e há aqui também uma função e dimensão prática: há peças que nós temos no museu que servem para o culto e para a liturgia”, refere o sacerdote.

O padre Rafael Neves é quem conduz as visitas ao novo museu, que tem 17 peças.

“A peça mais antiga é este menino Jesus de Malines, que estava datado do seculo XVI, mas até pode ser mais antigo do que a datação que aqui surge. Esta datação e o estudo das peças foi feito pelo Departamento dos Bens Culturais Da diocese da Guarda”, explica.

Além deste espaço físico, existe um museu a céu aberto com marcas criptojudaicas, da existência dos judeus naquela comunidade.

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

Destaques V+