Emissão Renascença | Ouvir Online
A+ / A-

Há novos iPhones. Dois oitos e um X marcam a novidade (e Lisboa serve para mostrar a câmara)

12 set, 2017 - 17:52

iPhone 8, iPhone 8 Plus e iPhone X. A Apple acaba de anunciar os seus três mais recentes modelos. Edições a marcar o 10º aniversário do telemóvel que transformou a indústria dos smartphones.

A+ / A-
Guia (com os pés na terra) para os novos iPhone
Guia (com os pés na terra) para os novos iPhone

Três telemóveis para tomar a liderança e revolucionar (de novo) o mercado dos "smartphones". A Apple reuniu as atenções de todo mundo para apresentar as novidades para este ano e presenteou fãs e entusiastas da tecnologia da marca da maçã, não com dois (como habitual) mas três novos telemóveis.

Numa apresentação que começou com a evocação da memória do fundador e CEO da Apple, Steve Jobs, Tim Cook e a equipa da Apple subiram ao palco do Steve Jobs Theater para apresentar o iPhone 8, o iPhone 8 plus e o iPhone X (10).

Comecemos pelos novos "oitos". Não podemos falar de grandes novidades: em tudo semelhante aos modelos da geração anterior, o iPhone 8 e o seu irmão mais "musculado" - o iPhone 8 plus - podem ser vistos como versões melhoradas do iPhone 7 e o iPhone 7 plus. Equipados com um novo processador - o A11 Bionic -, os novos "oitos" vem preparados para serem mais inteligentes, com um núcleo dedicado a "machine learning".

A isto somam-se as novas câmaras; a Apple melhorou as suas câmaras e aliou a nova capacidade de processamento para permitir que as aplicações suportem realidade aumentada - uma tecnologia que a Google já tinha trazido para o Android, mas que certamente se tornará agora muito mais popular.

Para além da realidade aumentada há a realidade... real. A Apple aperfeiçoou as suas câmaras para tirar melhores fotos e usou Lisboa para o mostrar. A tecnológica de Cupertino veio a Lisboa tirar fotos à Ponte 25 de Abril e ainda teve tempo para uma brincadeira: "This is not San Francisco" (isto não é São Francisco, em português), disse-se em palco, enquanto se mostrava uma foto de Lisboa.

iPhone X e Apple Watch Series 3

iPhone X. Um olá ao futuro, diz a Apple

Se há coisa que as mais recentes apresentações da Apple têm mostrado é que já não há segredos guardados a sete chaves nos escritórios da tecnológica americana. Depois de rumor andar pela internet e de um dos componentes - o vidro frontal - ter surgido nas redes sociais, a equipa de Tim Cook veio a palco anunciar um terceiro modelo, o iPhone X (10).

Falemos do ecrã. Indo na mesma direcção da rival Samsung, a Apple declarou guerra aos "espaços mortos" nos ecrãs. O iPhone X vêm com um ecrã OLED - que a Apple chamou de super retina e que é sinónimo de mais contraste e melhores cores - que se estende por toda a superfície frontal do aparelho. Para isso a empresa fundada por Steve Jobs teve de acabar com o seu já habitual botão "home" - um botão físico que servia para minimizar aplicações ou chamar a aclamada assistente virtual Siri - para o transformar num botão virtual.

O fim do botão "home" ditou também o surgimento de uma nova forma de desbloquear o aparelho. O iPhone X desbloqueia-se agora com uma tecnologia de reconhecimento facial - o Face ID - que recorre a uma câmara de infravermelhos no topo do aparelho. Então e os assessórios? A empresa com sede em Cupertino garante que a tecnologia funciona com óculos novos, penteado diferente ou até um chapéu. A probabilidade de alguém conseguir violar esta tecnologia é, diz a Apple, de um em um milhão (ou seja, inferior à tecnologia actual, que recorre à impressão digital).

À semelhança do que acontecia com a tecnologia que recorria à impressão digital dos antigos iPhones, o tecnologia Face ID vai também permitir que se autorize pagamentos ou se realizem outras operações em aplicações de terceiros.

Os novos iPhone 8 Plus

Fale como um Emoji, pague 999 dólares

Mas a tecnologia de reconhecimento levou a Apple a querer revolucionar não só a forma como desbloqueamos o nosso iPhone, mas também a forma como comunicamos. À semelhança do que já acontecia na popular rede social "Snapchat", a tecnologia de reconhecimento facial do iPhone X vai permitir que o utilizador envie mensagens de som animando expressões de diversos "emojis". Uma novidade que divertirá miúdos e graúdos mas que certamente não pode ser lida como inovadora.

Inovador - mas só para os produtos Apple mesmo - é o carregamento sem fios. A empresa da maçã arriscou numa tecnologia de carregamento sem fios nos três modelos que anunciou e anunciou uma placa de indução que permitirá carregar vários equipamentos da marca de uma vez. A tecnologia AirPower só começa a ser vendida no ano que vem e ainda não se sabe o preço.

Quantos aos preços, podemos também falar de um "upgrade". Se o modelo base do iPhone 8 ronda o valor habitual dos novos produtos da tecnológica - 829 euros - o iPhone X tem também um preço especial: 1179 euros serão necessários para comprar o modelo base.

[Notícia actualizada com os valores dos preços dos produtos em Portugal]

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

Destaques V+