Tempo
|
A+ / A-

Marcelo, Costa e Ferro recordam D. António Francisco dos Santos

11 set, 2017 - 13:09

"Deixou um traço muito marcante na diocese do Porto", sublinha o Presidente da República.

A+ / A-
D. António Francisco dos Santos. O bispo do diálogo e "sem planos prévios"
D. António Francisco dos Santos. O bispo do diálogo e "sem planos prévios"

O Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa, reagiu, esta segunda-feira, à notícia da morte do bispo do Porto declarando ter perdido "um querido amigo", que era "sobretudo, um querido amigo do Porto" e "uma grande figura da Igreja Católica portuguesa".

Marcelo recorda D. António Francisco dos Santos como "um homem aberto à justiça social, à liberdade, à fraternidade, à solidariedade, que deixou um traço muito marcante na diocese do Porto, como já tinha deixado anteriormente pela passagem por outras dioceses".

Numa nota escrita enviada à Renascença, o primeiro-ministro, António Costa, refere que "é com enorme tristeza e profundo pesar que lamento a morte do bispo do Porto".

"D. António Francisco dos Santos era uma referência inspiradora que transcende a sua diocese do Porto e é um nome que, pela sua importância, perdurará nas nossas memórias", continua António Costa.

"Era uma personalidade de palavras sábias e sensatas, de uma dimensão que vai além da igreja católica", sublinha o texto assinado pelo primeiro-ministro. "Portugal perde um homem bom que eu apreciava escutar."

Também o presidente da Assembleia da República, Eduardo Ferro Rodrigues, expressou “pesar” pela morte de D. António Francisco dos Santos.

"Era uma pessoa que estimava e respeitava pelas suas preocupações sociais e pelo perfil de homem bom e de bem”, afirma Ferro Rodrigues numa nota escrita.

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

  • rosinda
    11 set, 2017 palmela 16:56
    O trio maravilha devia ter ido na frente!
  • luiz abóbora
    11 set, 2017 sangalhos 15:05
    Na verdade, lá se foi mais um "grande homem", embora ainda eu não saiba o que fez ele de bom ! Francamente, nunca ouvi falar desta pessoa! Bem, se nunca fez bem a ninguém e também não fez mal, pelo menos que vá para o purgatório.
  • francisco Carvalho
    11 set, 2017 Santarém 14:16
    Concordo plenamente.As minhas mais condolências à igreja Católica de Portugal e todo o mundo.

Destaques V+