Emissão Renascença | Ouvir Online
A+ / A-

Greve dos enfermeiros. Francisco George preocupado com eventual falta de assistência a grávidas e bebés

08 set, 2017 - 16:50

Director-geral da Saúde apela à responsabilidade e a consensos.

A+ / A-

O director-geral da Saúde está preocupado com o protesto dos enfermeiros especialistas em saúde materna e obstetrícia e apelou à responsabilidade dos profissionais e a consensos para ultrapassar a situação.

Francisco George mostra-se preocupado com "a eventualidade da ausência de cuidados de enfermagem durante o período mais importante da vida, que é o nascimento".

"Apelo de uma forma muito clara, em nome dos interesses de mães, das crianças, do interesse público, a consensos, à responsabilidade. E gostaria que os enfermeiros de ora em diante olhassem para as questões das valorizações das respectivas carreiras sem ameaçarem nem colocarem em risco o trabalho tão importante que é o nascimento de uma criança", declarou o director-geral da Saúde à agência Lusa.

Para Francisco George, é "absolutamente essencial" que as grávidas, as parturientes e as crianças "tenham todos os cuidados especializados", que foram responsáveis por colocar Portugal "num lugar cimeiro a nível mundial" quanto aos indicadores de saúde materno-infantil.

Os enfermeiros de saúde materna e obstetrícia reclamam o pagamento pela sua especialização, pela qual ainda não são remunerados, estando, pela segunda vez, a realizar um protesto que passa por não cumprirem as suas funções especializadas.

Este protesto afecta blocos de parto e outro tipo de serviços ou assistência a grávidas.

O primeiro protesto dos enfermeiros de saúde materna e obstetrícia ocorreu em Julho, tendo sido interrompido para negociações com o Ministério da Saúde. Entretanto, os enfermeiros voltaram ao protesto há duas semanas por considerarem que o Governo não apresentava contrapropostas nem estava numa negociação séria.

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

  • otário cá da quinta
    09 set, 2017 coimbra 16:08
    Este é um dos tais grandes artistas, como aquele da UGT que se aposentou agora com TRÊS MIL SEISCENTOS E TAL EURITOS por ter andado a lixar a classe trabalhadora e pensionistas. ESTES FORAM DOUTARADOS EM ESPERTEZA! PARABENS, mas a mim nunca me enganaram.
  • LP
    09 set, 2017 Porto 01:31
    Este senhor tem (quase) toda a razão. O trabalho dos enfermeiros é demasiado importante para se privar a população do mesmo e é graças a eles que o SNS está entre os melhores do mundo, por isso é que não merecem o tratamento que lhe dão, por isso é que não merecem que se esqueçam que também eles são pessoas, que boa vontade e agradecimentos não pagam contas, que enfermagem é uma profissão, não voluntariado. Faltou-lhe acrescentar que mais de 80% da massa salarial da saúde vai para uma única classe profissional, que não a dos enfermeiros, embora esta seja a maior. Se os enfermeiros recebessem metade daquilo que este senhor ganha não reclamavam.
  • GP
    08 set, 2017 Portugal 23:19
    Sem baixar o nível e mantendo um debate aberto e responsável, concordo com tudo o que o diretor geral da saúde disse, o problema é que pelas suas palavras tenho a certeza que ele e também o povo Português desconhece que a causa do Enfermeiros tem mais de 12 anos. 12 anos estes nos quais os Enfermeiros têm tentado através do diálogo e pacificamente tentado resolver a injustiça que sofrem. Deliberadamente Ignorados chegou a hora de dizer basta e usar meios que permitam fazer ouvir a voz da razão.
  • Bela
    08 set, 2017 Coimbra 22:28
    Estes senhores do pode,r que não querem compensar os enfermeiros pelo seu trabalho, será que eles merecem o que recebem ao fim de cada mês?
  • Bela
    08 set, 2017 Coimbra 22:24
    é "absolutamente essencial" que as grávidas, as parturientes e as crianças "tenham todos os cuidados especializados"... Não sei porque tanta preocupação agora dos responsáveis do governo. Há anos alguém teve a triste ideia de fechar maternidades e fazer as grávidas andarem de um lado para ao outro dentro das ambulâncias. Desde essa ocasião até agora nunca se preocuparam com os riscos que elas correm, PORQUE FELIZMENTE, até hoje nunca morreu nenhuma. Tenham bom senso, se querem enfermeiros especialista, paguem-lhes o devido salário.
  • Madala
    08 set, 2017 Évora 21:41
    Um governo normal, dado que se considera a greve ilegal, já teria decretado a requisição civil, mas como quem manda é o pc e o be este desgoverno nada pode fazer, senão cai logo. O costa nada manda...
  • maria
    08 set, 2017 lisboa 21:29
    os enfermeiros tal como os outros trabalhadores, inclusive os médicos ,têm o direito de fazer greve. É estranho que este ministro venha por em causa esse direito ( assim como o sr jorge) lançando lama sobre enfermeiros
  • Sempre atento
    08 set, 2017 Trancoso 18:22
    Estes enfermeiros são uma cambada.
  • clovis
    08 set, 2017 chelas 17:54
    Os enfermeiros sao a classe profissional mais espezinhada neste pais. Paguem as parteiras como parteiras e já esta. Gostaria de ver cirurgioes, anestesistas, entre outros a receberem como clinicos gerais
  • NL
    08 set, 2017 Ermesinde 17:23
    Não é a um Governo transitório e substituível que compete a assistência a grávidas e bebés. Compete àqueles que, perante juramento, o disseram que faziam com mais ou menos euros. Nem os animais a que chamamos irracionais fazem o que estas verdadeiras bestas humanas estão a fazer.

Destaques V+