A+ / A-

Sismo de grau 8 no México faz pelo menos 15 mortos

08 set, 2017 - 06:35

Trata-se do sismo mais forte que atinge o país desde 1985. Há mortos confirmados, mas as autoridades continuam a avaliar os danos.

A+ / A-
"Nunca tinha sentido algo tão mau". Sismo de grau 8 abala México
"Nunca tinha sentido algo tão mau". Sismo de grau 8 abala México

O México foi abalado esta sexta-feira de madrugada pelo maior sismo das últimas décadas a atingir o país, segundo as autoridades. Há pelo menos 15 mortos confirmados.

Os primeiros dados indicavam um tremor de terra de 8 graus na escala de Richter, mas a magnitude foi revista para 8.2, igualando a força do sismo de 1985, que fez milhares de mortos e destruiu muitos edifícios. O abalo foi sentido no centro e sul do país e causou pânico entre a população. Há áreas sem electricidade e foram sentidas várias sequelas, algumas com magnitude de 5 graus na escala de Richter. Na Guatemala também foi sentido com grande intensidade.

Há noticia de escolas, hospitais e hotéis danificados nos estados de Chiapas, Cidade do México e Oaxaca, onde os alunos receberam indicação para ficar em casa, até que sejam avaliadas as condições estruturais dos estabelecimentos de ensino.

O presidente Enrique Peña Nieto, em declarações à "Televisa", disse que, para já, não há informações sobre danos consideráveis, nem materiais nem humanos e começa por sublinhar que o sismo foi de tal forma forte que milhões de mexicanos o sentiram.

“50 milhões de pessoas sentiram este sismo. Que dados temos até agora? Não temos indicação, até este momento, de danos maiores de infra-estruturas ou de feridos ou vítimas mortais em número maior”. Na altura em que o Presidente falava o número oficial de mortos era de cinco, entretanto subiu para 15.

Peña Nieto garantiu que todos os organismo do estado estão a acompanhar a situação, e que em concreto, a defesa civil está em campo. Explicou que já houve mais de 40 réplicas, algumas deles de grande intensidade mas alertou que, segundo a experiência dos técnicos do Centro Nacional de Prevenção de Desastres, é de esperar uma réplica superior a 7 graus, nas próximas horas.

“É de esperar, pode ocorrer uma réplica – e atenção, já tivemos 42 réplicas, a maior delas com 6,1 graus. Como diz a experiência do Centro Nacional de Prevenção de Desastres, pode ocorrer uma réplica, nas próximas 24 horas, de um grau abaixo do sismo desta manhã. Quer dizer, de 7,4 graus. Temos de estar atentos.”

Com o epicentro a registar-se no mar, a 123 quilómetros da cidade de Pijijiapan, e a uma profundidade de 33 quilómetros, o Centro de Avisos de Tsunami do Pacífico confirma a existência de um tsunami embora este seja menor do que o esperado, registando no máximo 70 centímetros.

[Notícia actualizada às 9h48, com revisão do número de mortos]

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

  • 08 set, 2017 palmela 12:28
    Foi a julia pinheiro que disse!
  • maria
    08 set, 2017 lx 10:12
    o capital da yupido tem dinheiro dos submarinos, sempre esteve à frente de toda a gente. ativos intangíveis chame_os assim.
  • Rui
    08 set, 2017 Portugal 09:50
    Quem manda é quem tem mais força...e a Natureza é demasiado poderosa. O homem é apenas pó. Mais cedo ou mais tarde virá outra extinção, pode demorar milhares de anos ou milhões, mas é o ciclo normal do Planeta. Nada é permanente, tudo se renova.
  • jose martins
    08 set, 2017 oeiras 09:23
    Esra foi a consequencia da explosão nuclear subterranea da Coreia do Norte; as ondas sisimicas atrvessam o planeta e saiem do outro lado, acontece sempre, os Coreanos não sabem as consequencias para todo o planeta. Poderá ser aqi.

Destaques V+