Emissão Renascença | Ouvir Online
A+ / A-

Incêndios. Ex-adjunto nacional da Protecção Civil questiona mudanças

01 set, 2017 - 18:45 • Paulo Ribeiro Pinto

Marco Martins lamenta que os militares não tenham material adequado e considera que SIRESP não pode ser bode-expiatório para todos os problemas.

A+ / A-

O ex-adjunto nacional da Protecção Civil questiona a substituição do comando operacional em cima da época de incêndios.

Marco Martins, que foi convidado da Universidade de Verão do PSD, em Castelo de Vide, falou das falhas no SIRESP e na polémica substituição de toda a linha de comando nacional da Protecção Civil e da entrada dos militares no combate aos incêndios.

Marco Martins, adjunto de operações durante quatro anos, foi substituído, tal como toda a linha de comando nacional, poucos meses antes do início da época crítica de incêndios.

Agora nos Bombeiros de Óbidos questiona o momento da decisão para mudar todo o comando operacional da protecção civil.

“Há um conjunto de investimentos por parte do poder político que, de um momento para o outro, porque assim a lei o permite, através de um clique dos dedos, é posto de parte. Agradecem-nos com as formalidades necessárias pelo trabalho desenvolvido e depois vão buscar outras pessoas que têm de fazer exactamente o mesmo percurso que foi feito neste espaço temporal dos quatro anos, que é a comissão de serviço que qualquer um dos elementos da estrutura operacional tem para com efeito”, disse.

Quanto às falhas do SIRESP, apontadas, em parte como responsável pelos grandes incêndios deste Verão, por falta de comunicação entre os operacionais, Marco Martins reconhece que existem, mas não pode o sistema de emergência ser o bode-expiatório para todos os problemas.

“Tem lacunas, tem constrangimentos, tem falhas… tem. Mais do que aquelas que se aceitam nos dias de hoje. Estão identificadas um conjunto de zonas-sombra em que o SIRESP não chega. Agora, não podemos usar o SIRESP como bode expiatório”, refere.

Quanto à entrada de militares no combate aos fogos, Marco Martins afirma que a Protecção Civil já dá formação ao Exército há vários anos. O problema é que depois não têm material para ir para o terreno.

“Os militares recebiam a formação, mas depois não tinham as ferramentas para aplica-las na prática quando se deslocavam para os incêndios florestais. Ou seja, os recursos materiais para eles poderem trabalhar eram muito limitados e não eram satisfatórios para as necessidades. Trabalhei muitas vezes em teatros de operações com militares, que faziam vigilância activa e raras operações rescaldo porque não tinham equipamentos adequados”.

Opinião idêntica tem o vice-presidente da Câmara de Mação, uma das mais atingidas pelos incêndios deste Verão. António Louro diz que é, muitas vezes, constrangedor ver os militares nos incêndios.

“Na realidade, a figura que o exército português tem feito nos fogos chega a ser confrangedora. Não trazem os equipamentos adequados, não estão suficientemente articulados com o dispositivo de combate no terreno, estão a tentar colaborar sem condições para que essa acção possa ter sucesso”, acrescenta.

Para o autarca não se pode fazer a diabolização do eucalipto porque os produtores também precisam de ter lucro com os terrenos. A questão, sublinha António Louro, continua a ser o ordenamento da floresta.

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

  • Bela
    01 set, 2017 Coimbra 23:05
    A únca maneira de combater os fogos, sobretudo evitar o seu alastramento, é preparar pessoal adequado, nas corporações de bombeiros ou como já acontece na GNR. E deveriam ser esses elementos os únicos, com a ajuda das populações locais, indicações dos melhores acessos, etc., para além disso, por vezes só servem para atrapalhar e causar o caos. E a comandar gente que entende de fogos e não "paraquedistas".
  • António Santos
    01 set, 2017 Coimbra 20:25
    Na verdade notou-se que os quadros superiores da ANPC, não têm o mínimo de qualidade para o cargo e funções. É lamentável, pelo que sei, que os bombeiros só possam actuar nos incêndios, após autorização da ANPC! O que sabe a ANPC das áreas de cada conselho, para os bombeiros não actuarem de imediato. Não serão os bombeiros muito mais competentes que esses quadros? A ANPC não terá sido criada, para dar lugares ao compadrio?
  • todos os ex
    01 set, 2017 lis 19:42
    andam incomodados, talvez porque sairam da zona de "conforto", e agora botam faladura! Arranjam discurso para se protagonizarem! Falta-lhes o poleiro que afinal deixaram com uma floresta em desordem e com uma legislação para plantio de mais eucaliptos!

Destaques V+