Emissão Renascença | Ouvir Online
A+ / A-

Aquíferos. “Poluição generalizada” coloca em risco água para consumo humano

01 set, 2017 - 08:07

Associação Zero culpa a agricultura e a pecuária intensivas pelos poluentes encontrados em praticamente todos os aquíferos do país.

A+ / A-

Quase todos os sistemas de águas subterrâneas em Portugal estão poluídos com químicos provenientes da agricultura e da pecuária. O alerta chega da associação ambientalista Zero, que estudou 55 dos 62 sistemas aquíferos existentes.

“O azoto amoniacal tem origem nos efluentes das suiniculturas e os nitratos tipicamente têm fertilizantes. O que verificámos é que, entre 2011 e 2015 – portanto, cinco anos – todos os aquíferos têm presença destes dois poluentes”, afirma à Renascença Carla Graça, vice-presidente da Zero.

“É uma poluição generalizada, nuns casos mais grave que noutros, mas verifica-se em todos os aquíferos para os quais existem dados disponíveis. Referir que são 62 aquíferos e existem sete para os quais não existem dados”, acrescenta.

A associação encontrou poluição por azoto em 46 sistemas aquíferos e por nitratos em 29.

A Zero exige, por isso, fiscalização eficaz nas explorações pecuárias, que têm que conseguir tratar as suas águas residuais.

No entender da Zero, a lei em que se consagra a prevenção da poluição por nitratos é "letra morta" e quer, por isso, saber que papel têm as direcções regionais e geral de Agricultura no meio deste "descontrolo total". Defende ainda que se reúna informação sobre os sistemas para os quais não existem dados.

Pede ainda que seja avaliado de imediato o Programa de Acção para as Zonas Vulneráveis e que sejam declaradas mais zonas e alargadas as existentes.

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

  • vitor
    01 set, 2017 sacavem 11:48
    então o povo tem o direito de saber se esses equiferos estão a produzir água engarrafada
  • Mafurra
    01 set, 2017 Lisboa 10:54
    E não nos podemos queixar de ninguém. Fomos nós próprios os poluidores. "Quem boa cama faz, nela se deita".
  • João Luís do Rosário
    01 set, 2017 Amadora 10:37
    Associação Zero culpa a agricultura e a pecuária. Eu culparia o ser humano, porque seja na agricultura, nas pescas, na industria ou no que quer que seja, é a ganancia do ser humano é que é a primeira culpada, mais nada
  • 01 set, 2017 09:16
    ainda bem que há a Zero e outras tais. Se não fosse a Zero a fazer estes estudos o que seria de nós?
  • DR XICO
    01 set, 2017 LISBOA 09:03
    Não houvesse tanta suborno/ corrupção neste país e todas as pecuárias, vacarias etc estariam a funcionar como deve ser até porque por lei é obrigatório as mini- etar para cada exploração. HÁ MUITAS LUVAS POR FORA A DAR DE COMER A MUITAS FAMILIAS /AUTORIDADES

Destaques V+