Emissão Renascença | Ouvir Online
A+ / A-

Plenário de trabalhadores confirma greve na Autoeuropa

28 ago, 2017 - 20:13

Em causa está a alteração de horário, nomeadamente a obrigatoriedade de trabalhar aos sábados durante dois anos.

A+ / A-

Os trabalhadores da fábrica da Volkswagen (VW) da Autoeuropa, em Palmela, reuniram-se esta segunda-feira em plenário e decidiram manter a greve de 24 horas marcada para quarta-feira.

Em causa está a alteração de horário, nomeadamente a obrigatoriedade de trabalhar aos sábados durante dois anos.

O plano da administração da Autoeuropa prevê, segundo os sindicatos, que cada trabalhador só tenha direito a gozar dois dias de folga consecutivas, de três em três semanas.

A greve de quarta-feira será a segunda em quase 20 anos na fábrica de Palmela, que emprega cerca de 3.500 pessoas.

Em entrevista ao “Jornal de Negócios”, o director-geral da Autoeuropa, Miguel Sanches, admitiu a falta de acordo com os trabalhadores pode levar à deslocalização de parte da produção, mas irá “fazer todo o possível para evitar esse cenário e manter toda a produção do carro em Portugal".

No final de Julho, a Comissão de Trabalhadores da Autoeuropa decidiu convocar uma greve a todos turnos para 30 de Agosto, depois de a empresa ter anunciado que era preciso adoptar novos horários para assegurar a produção de 200 mil unidades do novo modelo T-Roc na fábrica de Palmela, quase triplicando a produção atingida em 2016.

Esta situação levou a empresa a decidir a abertura de um sexto dia de produção e a contratação de cerca de 2.000 colaboradores, dos quais 750 são para implementar um sexto dia semanal de operação.

A CT e a administração chegaram então a um pré-acordo para os novos horários e turnos, que incluía uma compensação financeira de 175 euros acima do valor previsto na legislação. No entanto, esta proposta foi rejeitada pelos trabalhadores da empresa, tendo contado apenas com 23,4% de votos favoráveis num universo de 3.472 votantes, o que motivou a demissão da CT.

Na quinta-feira, o Sindicato das Indústrias Metalúrgicas e Afins (SIMA) informou que se juntar à greve.

Tópicos
Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

  • raul
    30 ago, 2017 faro 16:26
    então os hospitais, transportes ,centros comerciais etc,etc também terão direito a fecharem mas estes trabalhadores auto europa acham que devem usufruir dos serviços que são prestados por aqueles (e se estes também fechassem ???? ) UMA PALAVRA GANANCIA VERGONHA
  • manuel
    30 ago, 2017 porto 08:55
    enquanto os plenarios forem votados de braco no ar em vez de voto secreto e nisto que da
  • JULIO
    29 ago, 2017 vila verde 12:25
    Era isto de que os portugueses tinham medo a destruição da econumia pelos adrabõés da geringonça
  • Felix Lamartine
    29 ago, 2017 Porto 01:08
    Até me custa escrever algo sobre esta irresponsabilidade. É algo inimaginável num país em que se luta por um emprego, que se luta por uma melhoria de vida, haja gente que possa prescindir de 175 euros. Em troca de quê?
  • Camarada Zequinha
    28 ago, 2017 Seixal 23:17
    Força CAMARADAS . Ná dexen que o grande capital os explore até ao tutano .Vós , os camaradas da Oto Eropa estivestes abandonados todos estes anos e explorados todos estes anos . Agora sim o partido vai vos proteger .Agora sim vejo com muita alegria que acordastes . AVANTE CAMARADAS .NADA DA VACILAR . MELHOR QUEBAR QUE TORCER . JÁ DIZIA A MINHA SOGRA .
  • Alberto
    28 ago, 2017 Funchal 22:58
    Trabalhar ao Sábado ou Domingo? Já viram sequer algum Hospital aberto nesses dias? Então quando podem ver futebol?
  • Americo
    28 ago, 2017 Leiria 20:59
    Pois. Arranjem maneira de fechar também esta. Irresponsáveis. Andam com a "barriga cheia".

Destaques V+