Emissão Renascença | Ouvir Online
A+ / A-

Índia. Seguidores de guru espalham o caos após condenação por violação

25 ago, 2017 - 15:41

Já morreram pelo menos 19 pessoas. Os relatos dão conta de actos graves de vandalismo. Duas estações de comboios foram incendiadas, vários carros foram destruídos e lojas foram assaltadas.

A+ / A-

A condenação de um líder de uma seita pelo crime de violação está a provocar uma onda de violência numa cidade do Norte da Índia, que já provocou pelo menos 19 mortos.

O tribunal deu como provado que o guru Gurmeet Ram Rahim Singh violou duas mulheres seguidoras do seu grupo, o Dera Sacha Sauda. O caso remonta a 2002.

A decisão provocou a ira dos apoiantes do carismático guru, auto-intitulado “homem de Deus”, que provocaram o caos na cidade de Panchkula, no estado do Punjab.

Os relatos dão conta de actos graves de vandalismo. Duas estações de comboios foram incendiadas, vários carros foram destruídos e lojas foram assaltadas.

Cerca de 2.500 seguidores do guru Singh foram detidas por envolvimentos nos tumultos, avança a polícia, citada pela BBC.

Cerca de 200 mil membros do movimento Dera Sacha Sauda concentraram-se em Panchkula para acompanhar a sentença.

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

  • Mafurra
    27 ago, 2017 Lisboa 15:03
    Já alguém viu uma religião fazer alguma coisa de jeito em prol da humanidade ? Elas não existem para servir, mas para se servirem dos ignorantes.
  • afterlife
    27 ago, 2017 porto 13:56
    Guru????? Coitado... Venha a Portugal que de guru nao tera nada. Alias o melhor e' ficar logo no martim moniz. Guru??? coitadinho. Alias tem cara de parvo! Bem diz o ditado " se vires uma cobra a atacar ou um indiano, poupa a cobra e nao o outro!". nao fui eu que inventei o ditado...
  • Guru da arcada
    25 ago, 2017 Coimbra 21:22
    Por mim, encerrava todas as seitas, seja na Índia, Europa ou Usa. Já viram o vídeo sobre The Holerite?
  • fanã
    25 ago, 2017 aveiro 17:42
    Se morrer amanhã, podem crer!!!! deixo este Mundo de tarados sem saudades !
  • José Saraiva
    25 ago, 2017 Viseu 17:08
    aqui em Portugal,o "nosso" GURU anda muito desaparecido....será do calor ,ou será do fogo?
  • CAMINHANTE
    25 ago, 2017 LISBOA 16:57
    Este mundo em que vivemos ainda está globalmente habitado por uma humanidade muito atrasada mental e espiritualmente...
  • No país da diversão
    25 ago, 2017 Lisboa 16:45
    No país da diversão vale quase tudo para desviar a atenção do essencial e manipular as pessoas. Para quem não sabe, informo que nem tudo o que acontece é notícia. Neste caso isto aconteceu na Índia, é de lamentar mas é um assunto interno deles, não é algo com interesse para ser noticia cá. Depois há factos importantes que acontecem cá que deviam ser noticia, mas são abafados porque a comunicação social não é livre e só mostra o que quer que as pessoas saibam. Chega de manipulação!
  • pedro matos
    25 ago, 2017 lisboa 16:30
    estes também não jogam com o baralho todo (infelizmente)

Destaques V+