Emissão Renascença | Ouvir Online
A+ / A-

Ténis

ATP. Nadal é o novo número um, João Sousa volta ao "top-50"

21 ago, 2017 - 16:25

O tenista espanhol volta ao topo do ténis mundial, três anos depois. Murray e Federer continuam à espreita. O melhor tenista português de sempre, com entrada directa no quadro principal do US Open, volta aos 50 melhores do mundo.

A+ / A-

Rafael Nadal é o novo líder do "ranking" ATP, que actualizou esta segunda-feira, com o regresso do português João Sousa aos 50 melhores do mundo.

O tenista espanhol, de 31 anos, regressa ao topo do mundo do ténis pela primeira vez desde Julho 2014, beneficiando da ausência de Andy Murray dos Masters de Miami e Cincinnati, para ocupar o posto que era do britânico há quase 10 meses. A eliminação nos quartos-de-final de Cincinnati, frente a Nick Kyrgios, não o prejudicou.

Rafa vai, assim, ser o primeiro "cabeça-de-série" do US Open. Murray desceu para segundo lugar, com Roger Federer a fechar o pódio. Nota, ainda, para a reentrada de Gregor Dimitrov no "top-10" da tabela, após a conquista de Cincinnati, e para a ascensão do jovem Alexander Zverev ao sexto lugar, por troca com Marin Cilic, que é agora sétimo.

Quanto aos portugueses, o grande destaque vai para João Sousa, que regressou ao "top-50" da hierarquia mundial, graças a uma escalada de quatro posições. Pedro Sousa, número dois nacional, manteve o 125.º lugar. Gastão Elias está às portas do "top-150", sendo 154.º.

João Domingues, quarto da hierarquia lusa, desceu uma posição, pelo que é agora 186.º. Gonçalo Oliveira voltou a melhorar a sua melhor classificação de sempre e é agora o 241.º do mundo, um dia a seguir a saber que participará no "qualifying" do US Open, que Pedro Sousa, Elias e Domingues também vão disputar.

João Sousa tem entrada directa para o quadro principal do último Grand Slam do ano, que promete desencadear nova "revolução" no topo da tabela mundial, já que Murray tem possibilidade de recuperar o número um e Federer também aspira a arrecadar o título.

O US Open realiza-se entre os dias 28 de Agosto e 10 de Setembro.

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

Destaques V+