Emissão Renascença | Ouvir Online
A+ / A-

Costa quer pacto para obras públicas. Partidos reagem

19 ago, 2017 - 22:57

Em entrevista ao Expresso, primeiro-ministro considera fundamental um acordo com o PSD para investimentos em obras públicas. Social-democratas falam em regresso ao “socratismo”.

A+ / A-

O líder parlamentar do PSD, Hugo Soares, diz que o regresso da prioridade para investimentos em obras públicas preocupa o partido e é um regresso ao "socratismo".

"A periodização das obras públicas como factor de competitividade do país é algo que deixa o PSD manifestamente preocupado. O país estava afinado contra a prioridade das obras públicas. Este é o regresso ao 'socratismo' e esta é a grande novidade e única da entrevista", disse Hugo Soares à agência Lusa.

"Anunciar obras públicas como prioridade para o país é voltar aos tempos do engenheiro Sócrates e nós isso não queremos e creio que o país também não quer", frisou.

Em declarações ao Expresso, o primeiro-ministro disse esperar que, após as eleições autárquicas, se abra "uma segunda parte da legislatura", para a qual é "fundamental" um acordo com o PSD para investimentos em obras públicas.

A grande prioridade para a 'rentrée' é a definição da "estratégia nacional para o Portugal pós-2020", incluindo um novo acordo com a União Europeia para fundos comunitários. O grande objectivo é que o "programa dos grandes investimentos em obras públicas seja aprovado por dois terços na Assembleia da República", afirmou António Costa.

Hugo Soares destacou outra frase de António Costa, na qual o primeiro-ministro diz que vive cada dia como um dia no que diz respeito à governação, considerando-a "manifestamente redutora, porque manifesta uma total visão de falta de estratégia para o país, uma ausência total de uma ideia do país e daquilo que é preciso fazer do ponto de vista estrutural".

Sobre o repto lançado para um possível acordo com o PSD para investimentos em obras públicas, o líder parlamentar do partido da oposição diz que é "conversa fiada", ressalvando que António Costa "não concretiza para que quer os consensos".

"Não há uma ideia de país que perpasse desta entrevista. Há a necessidade de sobreviver ao dia a dia, e isso significa que o primeiro-ministro não tem visão estratégia para o país. O PSD nunca se negou a sentar com o PS", acrescentou.

E Hugo Soares deixou um desafio ao primeiro-ministro: "que se empenhasse em executar o actual quadro" de apoios comunitários.

"Era importante que os milhões de euros que deviam estar a chegar às empresas da execução do actual quadro não estão a chegar por incompetência do Governo", disse.

Catarina Martins. "Toda a gente deve ser convocada para o debate"

Já a coordenadora do Bloco de Esquerda (BE) diz que, mais do que consensos entre o PSD e PS, é preciso que haja um grande debate público sobre os investimentos em infra-estruturas para o qual todos estejam convocados.

"Acho que já estava na altura de nós, no país, compreendermos que a discussão, a análise, o lançamento de grandes projectos, não depende necessariamente dos acordos da direita. Agora que devem ser debatidos e que toda a gente deve ser convocada para o debate, isso seguramente", afirmou Catarina Martins aos jornalistas a propósito de declarações do primeiro-ministro ao Expresso.

"Mais do que consensos entre PSD e PS, o que é preciso é que haja um grande debate público sobre as infra-estruturas e perceber que há sempre alternativas que podem ser debatidas e que devem ser debatidas seriamente", sublinhou a líder do Bloco, durante uma visita à serra do Alvão, em Vila Real, afectada recentemente pelos incêndios.

A coordenadora disse que o BE tem defendido "que os grandes investimentos do Estado devem ser objecto de um grande debate público, de uma grande discussão pública" porque os "investimentos infra-estruturais têm efeitos de décadas no país e têm efeitos em todo o país".

"Está todo o país interessado em saber como se resolve a questão do aeroporto de Lisboa, não é um problema só de Lisboa é um problema de todo o país e é um problema de fundos, deve ser debatido", frisou.

E, acrescentou ainda ter "dúvidas de que um simples consenso entre PS e PSD nos dê as melhores soluções".

Catarina Martins lembrou a construção dos estádios de futebol para o Euro 2004 e que os dois partidos "acordaram um investimento que foi de milhões e que hoje o país não percebe muito bem o que há-de fazer com ele".

"Julgo que o tempo político que nós vivemos hoje demonstra que é sempre bom debatermos alterativas para lá dos acordos do bloco central", sublinhou.

PCP estranha que PS insista com o PSD

Por sua vez, o secretário-geral do PCP classificou o primeiro-ministro como "um homem de grande fezada" por achar que o PSD pode fazer uma "reciclagem", considerando que era "no mínimo estranho" pretender querer contar um partido que abdicou de obras públicas.

"O senhor primeiro-ministro [António Costa], com certeza é um homem de grande fezada, acha que o PSD pode fazer uma reciclagem (...), em relação aos objectivos que têm animado durante a governação dos últimos anos", declarou Jerónimo de Sousa, referindo que o PCP considera de o que é realmente importante é que Portugal se consiga preparar na questão do Portugal 2020 para "ir o mais longe possível".

"Não bastam acordos tácitos", acrescentou Jerónimo de Sousa, relembrando também que a questão dos pactos não "é grande novidade".

"Já foram feitos e refeitos com o PS, PSD e CDS e, no mínimo, é estranho que se possa querer contar com o PSD em relação a problemas de fundo, no plano das estruturas, no plano dos transportes, no plano das obras públicas", disse.

"Acho que essa questão do pacto, o Partido Socialistas continuará a confiar nas boas vontades e na boa disposição do PSD, não percebendo nós, como é que o responsável pela paragem das obras públicas, pela destruição das nossas infra-estruturas, pela sua degradação, é a solução de parceria", completou, elencando o exemplo do IP8 e os problemas em escolas secundárias de Ermesinde (concelho de Valongo), onde "chove há muitos anos" e que o Governo anterior (PSD/CDS-PP) "abdicou" e "ficou indiferente".

"Há grandes anúncios, sempre houve grandes anúncios, mas enquanto não se encontrar o financiamento orçamental bem que podemos ficar pelas boas intenções e é por isso que nós já pensamos no quadro já do próximo Orçamento do Estado e no quadro do Portugal 2020 darmos a nossa contribuição para avançar em relação a problemas estruturais que temos na nossa sociedade.

O secretário-geral do PCP comprometeu-se em Ermesinde, durante o seu discurso numa praça pública, junto à estação de comboios daquela freguesia, que ia lutar pelo "aumento das reformas e das pensões" no próximo Orçamento de Estado.

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

  • zé miséria
    22 ago, 2017 GODIM 14:19
    Senhor Luís, Não foi o senhor "costa" que disse que não precisava do PPD/PSD para nada? A geringonça que se intenda.
  • Ainda há
    21 ago, 2017 Lis 14:44
    Quem confunda investimento com despesa! Pobres mentes da ignorância!
  • TheBeites
    20 ago, 2017 Covilhã 22:21
    Não passa de mais uma anedota propagandista peçonhenta... pfiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuu
  • santos
    20 ago, 2017 leiria 21:00
    Não se faz pactos com quem nos apunhala pelas costas, portanto o Costa deve de fazer pactos com o BE e PCP
  • Os PSDs ressabiados
    20 ago, 2017 lis 20:04
    O que pretendem é a oposição do contra pelo contra e que o país não evolua! Fizeram com o governo da caranguejola retroceder o país 2 décadas empobrecendo-o e destruindo famílias e empresas porque não havia alternativas e continuam a querer boicotar o desenvolvimento e o progresso do País! Continuam a querer a vinda do diabo como se não lhes bastasse o que está acontecer com a tragédia dos incêndios.
  • Artur António Olivei
    20 ago, 2017 Vila Nova de Gaia 14:01
    Parece que está à vista um eventual regresso do despesismo iniciado pelo senhor Sócrates; Num à parte: o senhor José Veloso esqueceu-se que no governo da coligação. foi o PSD que ostracizou o PS, e quando precisou de ajuda, recebeu um óbvio não do PS. Não morro de amores pelos partidos que no geral são mentirosos
  • Luis
    20 ago, 2017 Lisboa 13:44
    MARK Sabe que tipo de obras estão em questão? São novo aeroporto em Lisboa, novas linhas ferroviárias com bitola Europeia, novos terminais contentores em Lisboa etc,etc,etc. São obras desnecessárias? Não é necessário um consenso Nacional para que depois não apareça um governo a alterar ou até a impedir o que anterior fez? É tão fácil comentar sobre tudo e mais alguma coisa, não é?
  • Manuel
    20 ago, 2017 Lisboa 09:42
    Vou pensar se voto no PS. Então este gajo quer um acordo com a direita.
  • nuno lima
    20 ago, 2017 abrantes 09:34
    Espera lá, este é o mesmo PSD que há um mês criticava o Governo por falta de investimento público? Agora choram porque vai haver investimento público? Mas andam a gozar com o pagode ou quê?
  • mendes
    20 ago, 2017 braga 00:25
    pois claro o costa ja tem a muleta do be e do pcp nao precisa dos outros a esquerda e que e boa vejam e venezuela e tirem as conclusoes facam estradas aeroportos tgv que e isso da de comer ao povo

Destaques V+