Emissão Renascença | Ouvir Online
A+ / A-

Ameaçada pelas chamas, Gavião activa Plano de Emergência Municipal

18 ago, 2017 - 21:20

"O incêndio está muito violento, tem várias frentes activas, não está fácil. Neste momento há populações em risco", afirma o autarca José Pio.

A+ / A-

A Câmara de Gavião, distrito de Portalegre, decidiu activar esta sexta-feira à noite o Plano de Emergência Municipal, em virtude da reactivação do incêndio que afecta o concelho e que lavra perto de várias localidades.

De acordo com o presidente da Câmara, José Pio, o Plano de Emergência Municipal foi accionado cerca das 20h00, uma vez que o incêndio "chegou mesmo às casas" em Belver, "contornou" a vila de Gavião e dirige-se nesta altura em direcção às aldeias de Degracia e Atalaia.

"O incêndio está muito violento, tem várias frentes activas, não está fácil. Neste momento há populações em risco", disse.

"Já chega de terrorismo, isto é uma imagem dantesca, aquilo que nós temos observado nos últimos dias. Há fogo por todo o lado, as pessoas estão desesperadas ao ver arder o trabalho de uma vida, isto não pode continuar assim", acrescentou.

Para José Pio, os incendiários devem ser "punidos exemplarmente", exortando o Governo a "alterar leis" nesse sentido.

"Já não acredito mais em deflagrações espontâneas, isto acontece porque tem que acontecer e os incendiários espalhados de uma forma brutal, isto já me cheira a crime organizado", alertou.

A aldeia do Cadafaz foi evacuada hoje à tarde, "à excepção dos que nem a GNR conseguiu tirar", e foi também evacuada a Praia Fluvial do Alamal, junto ao rio Tejo, disse o autarca.

A praia fluvial do Alamal estava durante a tarde de hoje "cheia de gente", tendo as pessoas sido aconselhadas a ir para o centro da vila de Gavião.

Durante a tarde já tinham sido retiradas pessoas das aldeias de Torre Cimeira e Torre Fundeira e encaminhadas para as instalações do lar de idosos de Belver e para a Santa Casa da Misericórdia de Gavião.

Segundo a página na Internet da Autoridade Nacional de Protecção Civil (ANPC), o combate às chamas mobilizava, às 20h50, um total de 472 operacionais, 157apoiados por 120 viaturas.

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

Destaques V+