Emissão Renascença | Ouvir Online
A+ / A-

Estados Unidos

Contra-protesto abafa manifestação da extrema-direita em Boston. Há 27 detidos

19 ago, 2017 - 19:37

Manifestantes e oradores da extrema-direita tiveram de ser escoltados pela polícia no final de um protesto “pela liberdade de expressão”. Uma contra-manifestação sobrepôs-se em números e impediu que os oradores convidados se fizessem ouvir no perímetro delimitado pela polícia para o evento.

A+ / A-

Um protesto pela “liberdade de expressão”, organizado por grupos de extrema-direita, reuniu algumas dezenas de pessoas nas ruas de Boston, nos Estados Unidos, na tarde deste sábado, mas acabou por ser abafado por um contra-protesto, com mensagens anti-racistas, que juntou milhares de pessoas.

Os oradores não se conseguiram fazer ouvir entre os gritos dos contra-manifestantes e o evento "pela liberdade de expressão" terminou sem que todos os convidados falassem.

Cerca de 500 polícias marcaram presença no Common Park de Boston, procurando evitar uma repetição dos confrontos que culminaram na morte de uma mulher na Virgínia, na semana passada. Foram colocadas barreiras para impedir a entrada de veículos no parque e um cordão humano de forças de segurança manteve os dois grupos de manifestantes separados.

No final do encontro, os oradores e participantes no protesto da extrema-direita tiveram de ser escoltados pela polícia, enquanto outros agentes, munidos de bastões e outros equipamentos anti-motim, controlavam a multidão de contra-protesto.

Em torno do cordão de segurança, ouviram-se críticas às autoridades, por "defenderem nazis”, entre gritos como "vergonha" ou palavras de ordem contra Donald Trump. Um fotógrafo da Reuters afirma que viu "vários" manifestantes serem detidos.

A polícia de Boston confirmou, entretanto, a detenção de 27 pessoas, a maioria das quais por conduta desordeira e confrontos com as autoridades. “99% das pessoas que participaram estiveram aqui pelas razões certas, ou seja, para lutar contra a intolerância e o ódio”, afirmou o comissário da polícia de Boston, William Evans.

Em declarações aos jornalistas, Evans disse que a polícia sabia de antemão que “haveria aqui gente que causaria problemas”.

“Tivemos de fazer 27 detenções, até agora, a maioria por comportamento desordeiro, algumas por agressões a polícias e outras acusações”.

O comissário não confirmou directamente se havia membros de grupos de extrema-direita entre os detidos. “Não sei se eles são defensores da supremacia branca. O que posso dizer é que detivemos três indivíduos que tinham coletes à prova de bala e, quando levámos os coletes para a esquadra, um deles tinha uma arma escondida”, adiantou Evans, sublinhando que “havia gente que veio aqui para causar danos”.

“No global, foi um dia bom para dizer que não toleramos o ódio e o fanatismo na nossa cidade”, concluiu.


[Notícia actualizada às 23h50 com a confirmação de 27 detidos e as declarações do comissário da polícia de Boston]

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

  • maria filomena
    19 ago, 2017 Murtal 21:03
    Os negros esquecem que quem capturava os negros para os escravizar eram os próprios negros africanos, actualmente todos os empregados são escravos de um salário e o patrão tanto pode ser branco , negro ou amarelo.

Destaques V+