Emissão Renascença | Ouvir Online
A+ / A-

Aldeias de Gavião ameaçadas pelo fogo

18 ago, 2017 - 23:58

Autarca actualiza a situação de risco que ainda percorre a zona e teme que toda a floresta do concelho seja consumida.

A+ / A-

Várias aldeias do concelho de Gavião, distrito de Portalegre, continuavam ameaçadas pelo fogo, que lavra no município desde quinta-feira, apesar do "esforço titânico" dos bombeiros, disse à agência Lusa o presidente da Câmara, José Pio.

Atalaia, Degracia, Cadafaz, Belver e Arriacha são algumas das povoações que nas últimas horas mais preocupações tem dado aos 482 operacionais, apoiados por 161 meios terrestres, que combatiam as chamas no concelho de Gavião, pelas 23h30.

Em declarações à agência Lusa, o presidente da Câmara Municipal de Gavião, José Pio, referiu que a situação no município "ainda é muito grave" e que deseja que "a humidade da noite possa ajudar os bombeiros a dominar o incêndio".

"Os bombeiros têm aqui muitas horas de trabalho. Têm feito um esforço titânico para evitar que as chamas avancem. Infelizmente a situação mantém-se na mesma e temos situações muito graves. Neste momento ainda existem várias aldeias em perigo", apontou o autarca.

Ao início desta noite, pelas 20h00, a Câmara de Gavião decidiu accionar o Plano de Emergência Municipal, devido à gravidade dos incêndios.

Durante a tarde já tinham sido retiradas pessoas das aldeias de Torre Cimeira e Torre Fundeira e encaminhadas para as instalações do lar de idosos de Belver e para a Santa Casa da Misericórdia de Gavião.

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

Destaques V+