Emissão Renascença | Ouvir Online
A+ / A-

Arranca o Festival Internacional de Teatro de Setúbal

18 ago, 2017 - 07:26

A 19.ª edição decorre entre 19 e 27 de Agosto, em vários espaços da cidade.

A+ / A-

Vinte e quatro peças de teatro, nove das quais a concurso na secção “Mais Festa”, integram a programação da 19.ª edição do Festival Internacional de Teatro de Setúbal.

O certame abre esta sexta-feira, às 18h00, com um apontamento musical, nos Claustros do Convento de Jesus, seguindo, às 21h30, para o Fórum Municipal Luísa Todi, que vai receber a peça “Voz dos Pássaros”, encenada por José Maria Dias, numa co-produção do Teatro Estúdio Fontenova com UMCOLETIVO.

Esta peça dá depois o mote para (Re)cantos à Voz dos Pássaros, a decorrer às 23h30, no Pátio do Dimas, na Casa da Cultura de Setúbal.

Na secção oficial, o programa contempla dez peças de teatro, seis produções de companhias portuguesas e quatro de companhias estrangeiras: duas espanholas, uma brasileira e uma italiana.

Na rubrica “Mais Festa” a concurso serão representadas nove peças, duas das quais produções espanholas e uma de um colectivo inglês e espanhol, segundo o programa do festival. Já na rubrica “Mais Festa”, mas extra concurso, o certame disponibiliza cinco peças.

Segundo o Teatro Estúdio Fontenova, organizador do festival, candidataram-se à secção “Mais Festa” 98 peças, de países como "Timor, Chile, Espanha, Colômbia, Brasil, Irão, entre outros”, numa categoria que se tem mostrado “uma referência do Festival, que se torna já pequeno em dias e orçamento para acolher propostas tão aliciantes”.

A programação é marcada por trabalhos internacionais como “Farsa y Licencia de la Reina Castiza”, da companhia espanhola Mundanal Ruido Teatro, que venceu a secção Mais Festa em 2016, subindo ao palco no Ginásio da Escola Secundária Sebastião da Gama, no dia 20.

No dia 23 de Agosto, no Fórum Municipal Luísa Todi, o Circo no Ato, do Brasil, apresenta “A Salto Alto – Entre Gentilezas e Extermínios”, um espectáculo programado em colaboração com o TeatroAgosto – Festival Internacional de Teatro ao Ar Livre do Fundão.

Dois dias depois, a Compagnia Naturalis Labor, de Itália, apresenta “Naveneva”, enquanto no dia 27, o Teatro Clássico de Sevilha leva a palco uma multipremiada versão de “Hamlet”, com encenação de Alfonso Zurro.

Além das várias peças nacionais e internacionais que vão passar por Setúbal, no âmbito do festival incluem-se “Conversas de Teatro” e exposições.

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

Destaques V+