Emissão Renascença | Ouvir Online
A+ / A-

Costa em Pedrógão: "É preciso preparar bem o futuro"

17 ago, 2017 - 21:53

Já Marcelo Rebelo de Sousa deixou uma primeira palavra para “as populações que resistiram de forma heróica” à tragédia e elogiou a solidariedade do povo português.

A+ / A-

Veja também:


O primeiro-ministro, António Costa, defendeu esta quinta-feira a “necessidade de fazermos bem a preparação do futuro” depois do trágico incêndio de há dois meses em Pedrógão Grande.

No final de uma reunião com autarcas da região, onde esteve acompanhado pelo Presidente da República, António Costa destacou a publicação, em Diário da República, da segunda parte do pacote da reforma da floresta, que inclui a “medida essencial” do cadastro dos terrenos.

“Estamos preparados para arrancar neste território com o projecto-piloto da realização do cadastro, que é uma medida estrutural e estruturante para a reforma da floresta”, declarou.

O primeiro-ministro sublinha que a reconstrução das casas já está em marcha e que sete empresas que apresentaram candidaturas vão ser apoiadas, num valor de 280 mil euros.

“Hoje pudemos ver que a Unidade de Valorização do Interior já está instalada e a funcionar em Pedrógão Grande” e “estamos a preparar a primeira verão o programa de revitalização do Pinhal Interior”, salientou António Costa.

O Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa, deixou uma primeira palavra para “as populações que resistiram de forma heróica” ao fogo de Pedrógão e ao povo português em geral, que “que todo ele, solidariamente, soube compreender a importância e o desafio desta situação”.

“A segunda palavra vai para os autarcas. Eles aqui estão desta área alargada, não apenas dos três municípios referidos, englobados neste projecto-piloto. E essa palavra é de merecidíssimo louvor, pela capacidade de resistência que revelaram e pela capacidade de realização que revelam”, disse Marcelo Rebelo de Sousa.

O chefe de Estado também endereçou “uma palavra solidária àqueles que por todo o país estão a enfrentar situações difíceis” por causa dos incêndios florestais.

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

  • sacanas
    18 ago, 2017 maiorca 11:47
    Não é burro, pelo menos prepara o seu futuro e claro, os da panelinha.
  • Maria Beatriz
    18 ago, 2017 Cascais 11:29
    Porque será que a primeira figura do Estado PR teima parecer a segunda.Dando toda protagonismo ao Sr.costa.Porque será? Fico-me por aqui.
  • Cidadao...
    18 ago, 2017 Viseu 00:10
    O présente, ja foi futuro no passado, e nao se preparou!
  • Bela
    17 ago, 2017 Coimbra 23:23
    Uma boa preparação do futuro em relação às florestas seria obrigar a quem a quer ter a cuidar dela e os que a negligenciam a cede-la, por venda ou aluguer, a terceiros. E as entidades responsáveis assumirem o controle sobre todos os agentes ligados às florestas, a começar por mudar o método de combate aos incêndios. O que se está a fazer actualmente, ao primeiro sinal de fogo as populações abandonarem as suas casas e aldeias, é absurdo,

Destaques V+