Emissão Renascença | Ouvir Online
A+ / A-

Templo de Diana alvo de intervenção urgente. "Pedimos desculpa pelo incómodo"

14 ago, 2017 - 20:42 • Rosário Silva

Direcção Regional de Cultura do Alentejo garante “que não se pode esperar mais” e apela à compreensão de todos.

A+ / A-

Quem por estes dias passar por Évora vai encontrar o Templo de Diana, ex-libris da cidade, parcialmente envolto em andaimes.

Problemas no material pétreo, levam a Direção Regional de Cultura do Alentejo (DRCA) a desenvolver, com carácter urgente, uma intervenção de conservação e restauro no Templo Romano com a duração de quatro meses.

“Foi identificado o decaimento de pedra e o risco de fragmentação das zonas de um capitel e na sequência de um processo rigoroso de análise, tornou-se evidente a necessidade desta intervenção”, refere à Renascença Ana Paula Amendoeira, directora Regional de Cultura do Alentejo.

“Não é uma intervenção pesada nem muito dispendiosa, estamos a falar de 50 mil euros, mas é uma intervenção quase cirúrgica pela importância do monumento e com um elevadíssimo nível de especialização”, explica a especialista em património arquitetónico e paisagístico.

Os trabalhos a realizar no Templo Romano são essencialmente de “consolidação do material pétreo, com limpeza, mapeamento e análise geral do estado de conservação dos seus elementos constituintes, identificação e intervenção prioritárias de problemas; fixação de elementos que se encontrem soltos, como lascas, escamas, fragmentos, e a remoção mecânica de materiais exógenos ou elementos disfuncionais, tais como argamassas incompatíveis e degradadas no interior de juntas ou fissuras”, esclarece uma nota técnica da DRCA.

De acordo com a directora regional está implícita, também, a necessidade de “garantir a segurança pública de pessoas e bens” de um dos monumentos mais visitados e, assim “acautelar a queda de fragmentos”.

Questionada pela Renascença quanto ao facto de a obra acontecer precisamente numa altura de maior fluxo turístico, Ana Paula Amendoeira garante “que não se pode esperar mais” e apela à compreensão de todos. “Só podemos pedir desculpa pelo incómodo, mas é mesmo necessário privar as pessoas de usufruírem do Templo durante um tempo”.

A DRCA, em articulação com a empresa, está a programar a realização de visitas guiadas neste período com o objectivo de divulgar este trabalho e, por outro lado, “promover a educação patrimonial no sentido de explicar ao público aquilo que está a ser realizado”.

A obra foi adjudicada à empresa “Nova Conservação – Restauro e Conservação do Património Artístico-cultural”, contando a DRCA com a colaboração da câmara municipal, Laboratório Hércules da Universidade de Évora e Centro de Arqueologia da Universidade de Coimbra.

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

  • Eborense
    18 ago, 2017 Évora 20:53
    E desta que o vão acabar de construir. Já não era sem tempo!
  • Maria Manuela Nunes
    16 ago, 2017 Queluz 09:37
    Não é o Templo de Diana. É simplesmente um Templo Romano.

Destaques V+