Emissão Renascença | Ouvir Online
A+ / A-

Mais de 1.600 operacionais combatem fogos. Abrantes mobiliza mais meios

10 ago, 2017 - 06:39

Em Vila Real, o fogo que deflagrou ontem à tarde já provocou seis feridos ligeiros, além de vários danos materiais. Mais de 50 concelhos estão hoje em risco 'máximo' de incêndio.

A+ / A-

Cinco incêndios de grande dimensão lavram em Portugal continental nesta quinta-feira de manhã, mobilizando mais de 1.600 operacionais (às 6h40). Mais de um terço está em Abrantes, distrito de Santarém.

Este incêndio deflagrou às 18h14 de quarta-feira em Aldeia do Mato, União de Freguesias de Aldeia do Mato e Souto, e mobiliza mais de 500 operacionais, que combatiam cinco frentes activas.

Em Paredes, no concelho de Vila Real, mais de 400 operacionais combatiam, às 6h48, um fogo que levou à activação do plano municipal de emergência da Protecção Civil na noite de quarta-feira.

Em Paredes, as chamas dão sinais de estar a ceder, com o número de frentes a diminuir de três para duas.

Pelas 6h45, estava ainda activo um incêndio na Covilhã, distrito de Castelo Branco, onde estão 135 operacionais.

A Protecção Civil deu como dominado, pelas 5h00, o incêndio no concelho de Vagos, em Aveiro, encontrando-se no terreno pouco mais de 150 operacionais.

Mais de 50 concelhos de 11 distritos em risco 'máximo'

Mais de 50 concelhos de Faro, Beja, Santarém, Aveiro, Leiria, Castelo Branco, Portalegre, Guarda, Bragança, Vila Real e Viseu estão esta quinta-feira em risco 'máximo' de incêndio, de acordo com informação do Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA).

O IPMA colocou ainda vários concelhos dos 18 distritos de Portugal continental em risco 'elevado' e 'muito elevado'.

O risco de incêndio determinado pelo IPMA engloba cinco níveis, que podem variar entre o "reduzido" e o "máximo".

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

Destaques V+