A+ / A-

EUA procuram “diálogo” com Coreia do Norte

01 ago, 2017 - 23:00

No entanto, Rex Tillerson esclarece que o Pyongyang deve renunciar às armas nucleares.

A+ / A-

O secretário de Estado norte-americano, Rex Tillerson, diz que os Estados Unidos procuram "um diálogo" com a Coreia do Norte, mas sempre com a condição de que o regime de Pyongyang renuncie às armas nucleares.

"Esperamos que, em algum momento, comecem a entender isso e que gostaríamos de sentar-nos e ter um diálogo com eles sobre o futuro que lhes dê a segurança que procuram e a prosperidade económica para a Coreia do Norte", disse Tillerson em conferência de imprensa no Departamento de Estado, citado pela agência noticiosa Efe.

Essa é a razão, acrescentou o secretário de Estado, para que os EUA continuem a pedir à China que use a sua influência sobre a Coreia do Norte para "criar as condições" para "um diálogo produtivo".

"Não achamos que ter um diálogo em que os norte-coreanos chegam à mesa assumindo que vão manter as suas armas nucleares seja produtivo", disse.

Tillerson, que fez hoje um balanço dos seus primeiros seis meses no cargo de chefe da diplomacia norte-americana, começou por referir a ameaça da Coreia do Norte, na enumeração dos principais desafios externos que se colocam aos EUA.

"Reafirmámos a nossa posição em relação à Coreia do Norte, que o que estamos a fazer não é procurar uma mudança de regime, nem o seu colapso. Que não procuramos uma reunificação acelerada da península [coreana] ", disse Tillerson, acrescentando que os EUA não estão "à procura de uma desculpa para enviar militares a norte do paralelo 38".

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

  • Joao
    08 ago, 2017 Lx 00:12
    EUA já demonstraram por várias e repetidas vezes que não respeitam e espezinham quem não tem armas nucleares, portanto estamos perante um impasse. Ou a Coreia se subjuga a um idiota como o Trampas e tudo pode acontecer ou continua num crescendo que só vai parar com uma destruição que não se sabe bem onde parará ou mesmo se parará.
  • Mario
    02 ago, 2017 Portugal 13:01
    Sera que a Coreia do Norte esta interessada em conversacoes? Estaram os EUA receosos de que eles enviem uns misseis para la? tudo muito estranho....

Destaques V+