Emissão Renascença | Ouvir Online
A+ / A-

Mercosul suspende Venezuela por “ruptura da ordem democrática"

05 ago, 2017 - 17:53

Organização exige “início imediato de um processo de transição política e de restauração da ordem democrática".

A+ / A-

Os ministros dos Negócios Estrangeiros do Brasil, da Argentina, do Uruguai e do Paraguai decidiram suspender politicamente a Venezuela do Mercosul "por ruptura da ordem democrática", indicou em comunicado o mercado comum sul-americano.

"A suspensão é aplicada devido aos actos do Governo de Nicolás Maduro, e constitui um apelo a um início imediato de um processo de transição política e de restauração da ordem democrática", explica o comunicado enviado pelos países fundadores do Mercosul após uma reunião em São Paulo, Brasil.

A Venezuela já tinha sido colocada à margem do mercado comum sul-americano desde Dezembro, por motivos comerciais. Mas a invocação da cláusula democrática destina-se a obter uma maior repercussão política.

Esta cláusula, intitulada "protocolo de Ushuaïa", apenas foi aplicada uma vez, em 2012, para sancionar o Paraguai pela destituição do presidente Fernando Lugo.

Na prática, esta suspensão não implica uma suspensão do Mercosul, mas o seu impacto é superior às sanções previamente adoptadas.

"A suspensão apenas será levantada (...) quando os restantes membros do grupo considerarem que a ordem democrática foi plenamente restabelecida", explica o comunicado.

Os países fundadores condicionaram o levantamento à "libertação dos presos políticos, restauração das competências do poder legislativo, retoma do calendário eleitoral e anulação da Assembleia Constituinte".

A Venezuela atravessa uma grave crise política, com manifestações quase diárias contra o Presidente Maduro e que em quatro meses provocaram 120 mortos.

No domingo passado, a eleição de uma Assembleia Constituinte considerada ilegítima pela oposição ficou assinalada por violências que provocaram dez mortos.

Se está na Venezuela e for seguro para si, conte-nos como está a viver estes acontecimentos. Pode enviar e-mail para video@rr.pt ou deixar mensagem privada através do Facebook da Renascença.

Tópicos
Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

  • Bela
    05 ago, 2017 Coimbra 23:21
    Onde andam aqueles que por tudo e nada se manifestam contra as injustiças? Será que foram todos de férias? Mistério...
  • Bela
    05 ago, 2017 Coimbra 23:19
    Andava iludida com o PCP. Estava convencida que pelo facto de terem apoiado o PS a formar governo, já tivessem as mentes mais desempoeiradas. Mas perante a atitude deles em relação ao que está a acontecer na Venezuela, concluo que afinal aquelas cabeças continuam cheias de teias de aranha e muito pó.
  • Mark paulo
    05 ago, 2017 Coimbra 19:05
    E um regime assente em uma só pessoa, quando essa personagem cair, cai por si todos os que vivem a conta do regime

Destaques V+