Emissão Renascença | Ouvir Online
A+ / A-

Mais de 8 milhões de venezuelanos foram votar. “Ganhou a paz", diz comissão de eleições

31 jul, 2017 - 06:42

Oposição fala em números diferentes e marca novos protestos. No domingo, a onda de boicotes, protestos e violência terá matado, pelo menos, 10 pessoas.

A+ / A-

Foi elevada a adesão dos venezuelanos à votação de uma Assembleia Nacional Constituinte. Foram votar mais de 8 milhões de pessoas.

O número é avançado pelo Conselho Nacional Eleitoral na Venezuela, segundo o qual a participação foi de quase 42%.

“Temos a participação de 41,53% dos eleitores da Venezuela. Oito milhões, 1.320 venezuelanos pronunciaram-se em relação à oferta eleitoral para a Assembleia Nacional Constituinte”, anunciou a presidente deste conselho.

Tibisay Lucena considera, assim, que “ganhou a paz e, quando ganha a paz, ganha a Venezuela”.

<\div>

Diosdado Cabello, vice-presidente do PSUV, o partido no poder, considera que o resultado foi um a lição para o mundo.

“É bonito o que hoje se passou. E é uma lição para os povos do mundo. A Venezuela levanta-se e continua a estar na vanguarda da voz dos povos. E é satisfatório para nós o exemplo e a mensagem que damos ao mundo sobre o que ocorre na Venezuela”, afirmou.

“O comandante presidente Nicolas Maduro, dando uso às suas atribuições previstas na Constituição, convocou a paz pela via da Assembleia Nacional Constituinte”, acrescentou.

Nova “jornada de protestos”

Não é paz que reina nas ruas. Depois de um dia marcado por muita violência, além de boicotes e protestos, a oposição venezuelana apela à realização de novas manifestações nesta segunda-feira, contra a Assembleia Constituinte do Presidente Nicolas Maduro.

O líder, Henrique Capriles, pede que os venezuelanos saiam à rua para novos protestos e anuncia manifestações para quarta-feira, dia em que a Assembleia Constituinte toma posse.

“Uma jornada de protestos em todo o país contra o que foi o massacre do dia de hoje e contra este processo fraudulento em que o Governo, certamente vai dizer que votaram milhões e milhões”, pediu.

“Vão fazer-se homenagens às pessoas que foram assassinadas e estamo-nos todos a preparar para aquela que visa ser a mobilização até à cidade de Caracas de todos os venezuelanos, no dia da instalação desta assembleia fraudulenta”, acrescentou.

O Ministério Público fala em 10 mortos decorrentes dos protestos no domingo; a oposição diz que morreram pelo menos 14 pessoas.

Farsa?

A oposição garante que participação eleitoral foi pouco mais de 12% e vários países já anunciaram que não vão reconhecer os resultados oficiais anunciados.

Os Estados Unidos falam em farsa e dizem que estas eleições são um passo rumo à ditadura. Foi esta a posição manifestada pela embaixadora norte-americana nas Nações Unidas, naquela que foi a primeira reacção oficial dos Estados Unidos às eleições na Venezuela.

A convocatória para a eleição dos 545 membros da Assembleia Constituinte foi feita por Nicolas Maduro com o principal objectivo de alterar a Constituição em vigor, nomeadamente os aspectos relacionados com as garantias de defesa e segurança da nação.

A oposição venezuelana, que decidiu não participar nas eleições, acusa o Presidente de querer acabar com a democracia no país.

Tópicos
Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

  • Marco Visan
    01 ago, 2017 Lisboa 07:45
    Dias contados terá o Sr. Vasco quando for chamado a depor pelas inúmeras irresponsabilidades cometidas. Ó Sr. Vasco, não faça mais porcaria.
  • Vasco
    31 jul, 2017 22:59
    “Ganhou a paz", melhor dizendo ganhou a força das armas ao serviço de um fascista ditador mas este também um dia terá os seus dias contados!.
  • Jorge
    31 jul, 2017 Seixal 19:31
    Esta estória da Venezuela anda muito mal contada. Os papalvos como acreditam em tudo o que ouvem e veem através da comunicação social, andam intoxicados, depois, debitam todo o tipo de alarvidades.
  • Paulo
    31 jul, 2017 Olhão 17:51
    O quê, alterar a Constituição em vigor, nomeadamente os aspectos relacionados com as garantias de defesa e segurança da nação ? Mas qué isto !?
  • F Monteiro
    31 jul, 2017 Sintra 17:41
    Se a denominada oposição tem a força que diz, porque razão não se terão submetido ao sufrágio? Vários países são os estados unidos da América?
  • ao sergio passos
    31 jul, 2017 port 16:57
    Esses países que enumera não têm fortes comunidades na Venezuela! Informe-se melhor antes de debitar o que desconhece! Não é por acaso que Portugal tem de mostrar-se mais equilibrado e não sair de peito feito às balas! Portugal tem por lá umas centenas de milhar e portante a diplomacia tem de ser praticada diferente!
  • Marco Visan
    31 jul, 2017 Lisboa 13:38
    É inacreditável como em Portugal, em pleno século XXI, ainda existam comentários como aqueles escritos por pessoas como Sérgio Passos e «AC». Quem não se informa com conveniência, torna-se em demagogo. Quem não se esclarece, torna-se em bronco ou ignorante assumido.
  • DITADOR MADURO
    31 jul, 2017 Lx 11:50
    Será que o PCP e o kamarada Jerónimo apoiam esta ditadura ferosz? Parece que sim não é kamaradas...Tenham decência e vergonha e respeitem a decisão de quem quer a democracia na Venezuela...
  • Joao
    31 jul, 2017 Lisboa 11:45
    As urnas vazias e o Maduro a votar só, não pega a ideia de 42% dados demasiado rápido naquele clima.
  • PAULO
    31 jul, 2017 PORTO 11:02
    Às opiniões que chegaram e li apenas faço uma pergunta . O que se passou com a Venezuela após a chegada o ao PODER do Chavez e Maduro ??? Faz-me lembrar a troca de CADEIRAS entre Putin e Medvedev , que só querem POLEIRO/PODER para eles !! Os VENEZUELANOS é que estão a SOFRER na PELE as desmandas de Maduro

Destaques V+