Emissão Renascença | Ouvir Online
A+ / A-

Saúde nas prisões. Médico passa a ir ao estabelecimento prisional

28 jul, 2017 - 08:26

Vai ser alargado a todo o país o projecto-piloto que decorre entre o Hospital de São João (Porto) e o estabelecimento prisional de Custóias.

A+ / A-

A partir de agora são os médicos que vão às cadeias tratar os reclusos e não o contrário. A medida está prevista num despacho publicado esta sexta-feira e a que a Renascença teve acesso.

Assim, passa a ser alargado a todo o país o projecto-piloto que decorre entre o Hospital de São João (Porto) e o estabelecimento prisional de Custóias.

Numa população em que a taxa de HIV ronda os 45% e as hepatites são superiores a 10%, a mudança faz toda a diferença, diz à Renascença o director dos Serviços Prisionais.

"É sempre um bocadinho degradante os indivíduos irem algemados para o hospital. Depois, em termos logísticos dá-nos um grande apoio porque cada vez que tínhamos de levar um individuo ao hospital tinha de ir um carro celular, três guardas. Agora nós damos o transporte, vamos lá buscar os médicos , num carro normal, e eles fazem a consulta a toda a gente", explica Celso Manata.

A medida tem também impacto clínico no tratamento das doenças mais recorrentes.

"Está demonstrado cientificamente que os programas que existem para tratamento deste tipo de problemáticas podem ter mais sucesso nos estabelecimentos prisionais do que em meio livre por causa da toma assistida", acrescenta.

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

  • Alberto
    28 jul, 2017 Funchal 13:50
    DEGRADANTE é quem paga impostos ter de esperar nas filas de espera.
  • preso
    28 jul, 2017 alcoentre 11:06
    ALGUNS DEVERIAM LÁ FICAR !

Destaques V+