Emissão Renascença | Ouvir Online
A+ / A-

Autarca de Proença-a-Nova preocupado com avanço do fogo. "Está próximo da sede do concelho"

24 jul, 2017 - 16:08

O vento e o calor são o factor de maior preocupação.

A+ / A-

O presidente da Câmara de Proença-a-Nova, João Lobo, disse esta segunda-feira que, perante o ponto de situação desta tarde, há o risco de o incêndio que lavra no município "chegar ao limite urbano" da sede de concelho.

"Há o risco de chegar ao limite urbano da sede de concelho, Proença-a-Nova", afirmou à agência Lusa o presidente deste município do distrito de Castelo Branco.

João Lobo adiantou que, cerca das 15h00, o fogo continuava "com mais do que uma frente" e adiantou que há perigo para localidades como Galisteu, Vale de Água, Relva da Louça e Abrunhais.

Contudo, explicou, não houve até agora necessidade de evacuar essas localidades, sendo que as forças no terreno - a GNR em contacto com o Comando Distrital de Operações de Socorro (CDOS) - "fazem essa avaliação".

"O fogo está próximo da sede do concelho, vamos ver. Às tantas vai mesmo chegar ao limite urbano de Proença-a-Nova", repetiu.

O autarca disse ainda que houve reforço dos meios terrestres: "Os meios aéreos foram reforçados com dois aviões estacionados em Proença e mais dois que estão em Viseu. Os Canadair tiveram que abandonar para reabastecer".

O vento e o calor são o factor de maior preocupação para o autarca.

João Lobo sublinhou que a prioridade é a salvaguarda dos perímetros habitacionais, pessoas e bens.

O incêndio deflagrou no domingo, no concelho da Sertã, distrito de Castelo Branco, na localidade de Mosteiro de São Tiago, na freguesia de Várzea dos Cavaleiros, tendo o alerta sido dado às 13h47. Posteriormente, estendeu-se ao concelho vizinho de Proença-a-Nova.

Segundo a página da internet da Autoridade Nacional de Protecção Civil (ANPC), às 15h19, estavam no terreno 792 bombeiros, apoiados por 240 viaturas e 13 meios aéreos.

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

  • Sergio
    24 jul, 2017 Vagos 18:44
    Filipe, a julgar pelo número de ocorrências registadas hoje e até ao momento, classificadas como incendios rurais, deve ser Domingo.
  • FIlipe
    24 jul, 2017 évora 16:55
    Começam todos os incêndios em Portugal ao Sábado ou Domingo , talvez para dar horas extraordinárias e gazeta nos empregos durante a semana que vem . Raro são os fogos que começam Segunda , Terça , Quarta , Quinta ou Sexta ... as pessoas tem em que pensar ... e chega-se ao fim de semana , alguém sentado na cadeira a ouvir os discos pedidos na rádio lembra-se que precisa de uns euros adicionais no orçamento . Queria ver se a palavra VOLUNTARIADO fosse realmente aplicada de forma grátis sem renumeração , se alguém a aplicasse de gosto .

Destaques V+