Emissão Renascença | Ouvir Online
A+ / A-

Nove mortos em caso de tráfico de pessoas na fronteira entre EUA e México

23 jul, 2017 - 13:35

As vítimas mortais, a que acrescem 30 pessoas que ficaram feridas, estavam dentro do reboque de um camião, ao sol e sem ar condicionado nem água.

A+ / A-

Aumentou para nove a número de pessoas encontradas mortas num camião encontrado num parque de estacionamento em San Antonio, uma cidade próxima da fronteira com o México. Entre as vítimas mortais estão duas crianças.

Cerca de 30 pessoas foram retiradas em grandes dificuldades, algumas em estado considerado crítico, devido à falta de ar no atrelado e às elevadas temperaturas que tiveram que enfrentar durante a viagem.

O caso está a ser tratado como de tráfico humano, o condutor já foi detido e as autoridades de imigração foram informadas do caso.

Em conferência de imprensa o chefe da polícia disse que o alerta foi dado por um homem que pediu água ao funcionário de uma loja próxima. William McManus fala de uma cena de horror encontrada no camião.

O procurador-geral do Estado do Texas diz que os mortos e feridos foram vítimas “de traficantes impiedosos, indiferentes ao bem-estar da sua carga frágil” e recordou que as temperaturas no Estado nesta altura do ano são muito altas e que o contentor em que se encontravam as vítimas não tinha nem ar-condicionado nem fonte de água.

Tanto os falecidos como os feridos, entretanto hospitalizados, eram jovens adultos com idades entre os 20 e os 30 anos.

Os vídeos de segurança do estacionamento mostram que alguns veículos tinham vindo escolher certas pessoas que estavam escondidas no reboque do camião e que estas se encontravam vivas.

[notícia actualizada às 00h10 - número de mortos sobe de oito para nove]

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

Destaques V+