Emissão Renascença | Ouvir Online
A+ / A-

Henrique Neto abandona PS com críticas à actuação de António Costa

22 jul, 2017 - 10:08

Ex-candidato à Presidência da República acusa Costa de responsabilidade dos mortos em Pedrógão Grande e diz que se trata de um “erro de casting”.

A+ / A-

Veja também:


O antigo deputado e dirigente socialista Henrique Neto vai abandonar o Partido Socialista, uma saída anunciada num artigo de opinião publicado este sábado no jornal “Expresso”.

Ouvido pela Renascença, Henrique Neto deixa duras críticas ao Governo liderado primeiro-ministro, António Costa, que acusa dar a cara pelas boas notícias e fugir quando acontece uma tragédia.

“A tragédia de Pedrógão, com 64 mortos em condições trágicas e horríveis e, mais grave do que isso, o facto de não se ter tirado nenhuma conclusão nem nenhum sentido de responsabilidade, ninguém ter assumido a responsabilidade, nomeadamente no Governo”, lamenta o empresário.

“Quem está no topo de uma cadeia de comando é que assume a responsabilidade. O comandante do navio é quem assume a responsabilidade pelo afundamento do navio. Este Governo e o António Costa especializaram-se em fazer a propaganda das boas notícias, mas quando há uma tragédia, foge”, acusa Henrique Neto.

A saída de militante do PS foi anunciada este sábado num artigo publicado no jornal “Expresso”. "É para mim óbvio que só me resta a decisão de me demitir de militante do Partido Socialista", escreve Henrique Neto.

Quanto ao caso do roubo de armamento em Tancos, o antigo deputado socialista considera que António Costa colocou "a sua cultura propagandística à frente do seu papel de primeiro-ministro".

Para Henrique Neto, a "recusa em esclarecer os portugueses" tem sido uma "forte característica" do actual Governo, com implicações em casos como o Banif, Montepio, Novo Banco ou Caixa Geral de Depósitos.

"António Costa é um bom executante da política à portuguesa e um erro de 'casting' como estadista e primeiro-ministro", escreve ainda o candidato à Presidência da República em 2016.

Henrique Neto, empresário de 81 anos, aderiu ao PS em 1993, convidado pelo então secretário-geral Jorge Sampaio. Antes, tinha sido militante do PCP, entre 1968 e 1975, tinha participado na campanha de Humberto Delgado em 1958 e foi, em 1969, candidato às eleições legislativas da Oposição Democrática pelo distrito de Leiria.

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

  • Jorge Santos
    23 jul, 2017 15:26
    Henrique Neto, um ex comunista dos bons, pré 25 de Abril (não é desta cambada de oportunistas que são comunas para defenderem o taxo) critica muito bem esta cambada de porcos que se fosse um governo do centro já estavam todos demitidos. Espero que faça um partido para concorrer com as porcarias de partidos que temos, coragem Henrique Neto.
  • Joaquim Pinto Basto
    23 jul, 2017 Vila Nova de Gaia-Porto 12:46
    Parece impossível que o Senhor Dr. esteja a apoiar a oposição nas críticas, Se for por se sentir cansado, até compreendo mas estar a ter nesta altura essa atitude não lhe fica bem; Digo isto em abono da verdade pois que se há culpados não são o Governo do n/ partido. Lá que o Senhor abandone pela idade, eu também estou preste a entrar nos 80 e já não perspectivamos nada para o nosso provável curto tempo de vida até o apoio...
  • mais um politiqueiro
    23 jul, 2017 port 12:43
    de oportunidade que quer o protagonismo nas circunstâncias que considera mais convenientes...para ele, claro! Reconheça-se nos votos que obteve e não chateie mais!...
  • Ricardo Gouveia
    22 jul, 2017 Lisboa 16:05
    Já agora que tomou uma posição digna da sua década na politica e que até foi militante comunista, gostava que me explicasse se é verdade que o PCP recebia dinheiro da União Soviética através da corticeira amorim, porque na altura era a única entidade pública e privada que tinha Relações comeciais com esse estado. Depois quero dizer-lhe que andou sempre por maus caminhos e na altura PS e PCP a diferença não. era muito, tal como hoje.Ainda bem que despertou para a realidade, são partidos onde a nomenclatura é terrível, tempos de vassalagem, e apropriação de bens materiais e monetários de forma sofisticado a bem dessas engrenagens partidárias. Seria um gesto patriótico e bonita contar o que mais sabe sobre estas fórmulas politicas que são a negação da democracia e mais uma engrenagem sofisticada de mercado negro de intervenção politica baseado na segregação de ideias e na repressão do contraditório por meios antes usados por estalinistas de forma a o medo quebrar a pessoa.
  • Luis
    22 jul, 2017 Lisboa 12:35
    Qual foi a liderança do PS de quem ele não disse mal? Esta coisa de não haver tachos para todos dá nisto.
  • Ó americo
    22 jul, 2017 Lis 12:20
    Vai morder no teu lider que só fez disparates e empobreceu o país durante 4 penosos anos de subserviência, porque não havia alternativas! Os portugueses não esquecem o que passaram! E não venham com a bancarrota como desculpa, porque a bancarrota serviu para o mal que fizeram. Convidem o Neto para militar no PSD que ele agradece!
  • rosinda
    22 jul, 2017 palmela 12:13
    Claro que fugiu ! O responsavel pelo afundamento de um navio e o comandante!
  • Americo
    22 jul, 2017 Leiria 11:37
    Os socialistas que não "precisam" do aparelho do partido, nem do "estado", para serem "alguém" na vida, andam corados de vergonha pela actuação do sr. António Costa. Realmente é muito triste.
  • rosinda
    22 jul, 2017 palmela 11:20
    Acho muito senhor henrique neto! O meu filho votou em si para presidente da republica!
  • Mais um
    22 jul, 2017 Lis 11:05
    Lé lé da cuca!...Há quem com o avançar da idade perca a noção do ridiculo!

Destaques V+