Emissão Renascença | Ouvir Online
A+ / A-

Hospital Universitário traz esperança de mais médicos ao Algarve

21 jul, 2017 - 03:30 • Henrique Cunha

Até lá, para a época alta turística, a Administração Regional de Saúde do Algarve tem um plano reforçado.

A+ / A-

A Administração Regional de Saúde (ARS) do Algarve acredita que a transformação do Centro Hospitalar do Algarve em Centro Hospitalar e Universitário pode ajudar a fixar mais médicos.

O presidente do conselho directivo, Paulo Morgado reconhece, à Renascença, a carência de especialistas em várias áreas e admite que esta inovação na estrutura hospitalar pode dar uma nova dinâmica à região e às próprias unidades hospitalares.

“Temos necessidades em algumas especialidades, como é sabido. Desde a ortopedia, a pediatria, a ginecologia obstetrícia, a cardiologia. Acreditamos que este ‘upgrade’ desta estrutura hospitalar é muito importante para, em termos futuro, dar uma nova dinâmica à região e às próprias unidades hospitalares.”

Paulo Morgado acredita também que o curso de Medicina possa vir a ganhar mais vagas com a transformação decidida, esta quinta-feira, em conselho de ministros.

“O curso de Medicina, com esta nova oportunidade que agora se cria, poderá ter mais oportunidades em termos de desenvolvimento futuro. Quantas vagas terá no futuro, é algo que ainda não podemos dizer. Mas obviamente que assim estão criadas as condições para ele possa crescer”, sublinha.

Cuidados de saúde reforçados

Após os problemas nos anos anteriores, a Administração Regional de Saúde do Algarve diz à Renascença que está garantida a capacidade de resposta nesta época alta de turismo.

Paulo Morgado revela pormenores deste plano reforçado.

“Temos 32 postos de praia numa boa parte das zonas balneares mais frequentadas da região, que prestam uma assistência de proximidade naqueles casos mais simples e evitam idas às urgências; o INEM este ano fez um reforço dos seus meios; nos centros de saúde, durante as horas balneares, fizemos um alargamento de horário; nas unidades hospitalares estamos a fazer um reforço também nas várias especialidades, como ortopedia, cirurgia geral, ginecologia obstetrícia e pediatria. Estamos a fazer o reforço que conseguimos e vamos ter com certeza o Algarve preparado para aqueles que nos visitam”, remata.

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

  • JJMota
    21 jul, 2017 09:34
    É falsa esta noticia. Por isso é que nem escala de cirurgia geral há para este fim de semana que é o da concentração motard.
  • Francisco António
    21 jul, 2017 Lisboa 07:37
    Nunca mais temos juízo ! Para fixar médicos em início de carreira a solução p/além do cacau no fim do mês é disponibilizar residência ( 5 anos ? )do tipo das universitárias ! Ou as receitas do turismo só servem p/engordar os cofres das cadeias hoteleiras ?

Destaques V+