Emissão Renascença | Ouvir Online
A+ / A-

Aos sábados há música no Convento dos Capuchos

20 jul, 2017 - 10:22

Os concertos, com entrada livre, realizam-se até 12 de Agosto, sempre às 21h30.

A+ / A-

“Barroco, Sedução e Exclusão” é o mote do VII Ciclo de Música no Convento dos Capuchos, nos arredores de Almada, que começa no sábado com a Orquestra de Câmara de Almada.

Os concertos, com entrada livre, realizam-se aos sábados, às 21h30. No próximo, a Orquestra de Câmara de Almada, dirigida pelo maestro Jan Wierzba, interpreta, no Pasmatório do convento capuchinho, a suite n.º1 de “Water Music”, de Georg Friedrich Handel, e a suite “Pulcinella”, de Igor Stravinsky.

Os outros concertos realizam-se nos dias 29 de Julho, a 5 e a 12 de Agosto.

O segundo concerto, dia 29 de Julho, no auditório do convento, é protagonizado pela formação de câmara da Orquestra Filarmónica Portuguesa, sob a direcção de Osvaldo Ferreira, em que serão interpretadas peças de Johann Sebastian Bach, Ottorino Respighi, Antonio Vivaldi e Carl Philipp Emmanuel Bach.

O Americantiga Ensemble e a 33 Ânimos Companhia Teatral protagonizam o terceiro concerto que evoca os 300 anos da criação, pelo papa Clemete XI, do Patriarcado de Lisboa, e os 200 anos da morte da rainha D. Maria I, a primeira monarca europeia que morreu em solo sul-americano, e que, actualmente, se encontra sepultada na Basílica da Estrela, em Lisboa.

O concerto intitula-se “Música para a Rainha de Portugal e Brasil - D. Maria I, barroco português e quadros teatrais”, e tem lugar na igreja conventual, no dia 5 de Agosto, sob as direcções cénica de Ricardo Cabaça, e musical de Ricardo Bernardes.

O último concerto, no dia 12 de agosto, é nos claustros do convento, sob a direcção do maestro Armando Possante, e será interpretado o "Díptico Mariano", de Eurico Carrapatoso, pelo grupo vocal Olisipo, acompanhado pelo ensemble Olisipo, sendo solista a soprano Angélica Neto.

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

Destaques V+