Emissão Renascença | Ouvir Online
A+ / A-

​Santana Lopes. O receio de Bruxelas face a Portugal "não se desinstalou"

15 jul, 2017 - 01:10 • José Pedro Frazão

No programa Fora da Caixa da Renascença, António Vitorino e Pedro Santana Lopes olham para os desafios da relação aparentemente mais distendida entre Portugal e a Comissão Europeia.

A+ / A-

Confirmada a saída de Portugal do Procedimento por Défice Excessivo, os temas contenciosos entre Portugal e Bruxelas não vão sair da arena económica. A tese é de Pedro Santana Lopes e António Vitorino no programa Fora da Caixa da Renascença.

"Não se desinstalou a desconfiança e o receio. Tem havido muitos elogios, as autoridades europeias têm reconhecido os bons resultados, mas naturalmente há receio", alerta o antigo primeiro-ministro. Pedro Santana Lopes considera que, para além da questão do défice, o ritmo do crescimento económico é também um ponto muito importante a assegurar por Portugal.

"Temos que corrigir o défice mas também aproveitar este 'vento' de crescimento e 'manter a passada', a ver se crescemos perto de 3%, o que daria uma boa ajuda até para os olhos de Bruxelas", sustenta o antigo chefe de Governo.

Já para António Vitorino, os dois temas de debate com Bruxelas vão passar pela redução da dívida pública e pelo cálculo do défice estrutural.

Neste último ponto, sublinha o ex-comissário europeu, "há uma divergência de fundo entre um conjunto de países do Sul e a Comissão Europeia. Nesse sentido, nunca cumprimos os objectivos de redução de défice estrutural que a Comissão Europeia propõe". No caso da dívida, Portugal tem que tentar convencer Bruxelas da trajectória descendente deste indicador.

Ir além de Bruxelas?

Na questão do défice público, Santana Lopes antecipa um debate interessante no quadro do próximo Orçamento do Estado sobre "até onde vamos baixar o défice orçamental e nomeadamente o debate no seio da maioria sobre qual o caminho certo".

Na opinião do ex-líder social-democrata, as conversas no seio da maioria que apoia o Governo vão reflectir um dilema: "continuar a baixar o défice como Bruxelas quer - ou até mais do que Bruxelas diz - ou defender certas políticas públicas".

O socialista António Vitorino descarta a ideia de um rumo que leve o défice abaixo das exigências de Bruxelas.

"O défice por enquanto está nos 2,1% do PIB, o que não é substancialmente diferente do défice do ano passado. É verdade que o segundo semestre permite sempre algumas melhorias destes números, por força das receitas. Mas a ideia de que vamos além do que a Comissão Europeia pede é prematura nesta fase do 'campeonato", remata o antigo comissário europeu.

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

  • justino palhaço
    15 jul, 2017 abrantes 17:31
    Ó sr. Santana Lopes, mas quem é que não tem medo de Portugal ? Então isto aqui é só GAMANÇO, gamanço mas de alta classe. Olhe, pelo que ouvi e pelo que previ e não sou vidente, os TREZE MILHÕES E TREZENTOS MIL EUROS que alguém deu para ajudar as vitimas dos incêndios, pelo que ouvi dizer já foram distribuídos por SETE, repito, SETE GRUPOS que ainda não fizeram chegar nem um cêntimo às vitimas e claro, como eu há muito disse, muitos vão engordar com este dinheiro, OS DO COSTUME. Agora eu até pergunto: NÃO DEVERIA SER O SR. PRESIDENTE DA REPÚBLICA a nomear um ORGANISMO QUE TENHA DADO PROVAS DE CONFIANÇA ATÉ HOJE para dar inicio ao que se tem de fazer e já? ISTO É ESCADALOSO, dividir-se o dinheiro por SETE , (ia para dizer QUADRILHAS) organizações, que como de costume se vão abotoar com o dinheiro. PORTANTO, RECEIO é palavra muito branda!

Destaques V+