Emissão Renascença | Ouvir Online
A+ / A-

Altice reuniu-se com Costa e Marcelo para apresentar intenção de compra da TVI

14 jul, 2017 - 17:17 • Susana Madureira Martins

Responsáveis do grupo francês foram a São Bento e a Belém explicar negócio de 440 milhões. Costa criticou esta semana, no Parlamento, a Altice.

A+ / A-

O primeiro-ministro, António Costa, reuniu-se esta sexta-feira à tarde, no Palácio de São Bento, com administradores da Altice, o grupo francês dono da PT, que avançou para a compra da Media Capital.

A notícia foi avançada pelo “Público” e confirmada à Renascença por fonte do gabinete do primeiro-ministro. Os responsáveis da Altice reuniram-se também com o Presidente da República, no Palácio de Belém.

Os encontros aconteceram depois da conferência de imprensa em que a Altice apresentou os moldes da Oferta Pública de Aquisição (OPA) da Media Capital, por 440 milhões de euros.

Segundo a fonte do gabinete do primeiro-ministro, tratou-se de um encontro fora da agenda oficial de António Costa, a pedido da própria empresa para apresentar a intenção de compra do grupo de comunicação dono da TVI.

A mesma fonte adiantou à Renascença que se trata de um investimento importante e que a administração da Altice terá querido assim dar conta do projecto, adiantando que é usual pedir este tipo de audiências ao primeiro-ministro quando se tratam de grandes investimentos de empresas cotadas em bolsa.

Ainda segundo a mesma fonte este encontro em nada teve a ver com as recentes declarações de António Costa no Parlamento, referindo que este era um negócio de que se falava há varias semanas.

No debate do Estado da Nação, esta quarta-feira, o chefe do Governo fez duras críticas à PT e à Altice. O primeiro-ministro manifestou-se apreensivo com o futuro da PT nas mãos da Altice, temendo mesmo pelo futuro de postos de trabalho e apontando a uma das operadoras "falhas graves" no incêndio de Pedrógão Grande.

O Presidente da República recebeu uma delegação das empresas Altice, Prisa e Media Capital e, mais tarde, o presidente e o presidente executivo da Impresa, dona da SIC e concorrente da Media Capital.

A ERC tem de se pronunciar sobre a operação quando for contactada pela Autoridade da Concorrência (AdC), antes de esta última dar o seu parecer sobre o negócio. O parecer do regulador dos média é vinculativo.

"Não estamos aqui para fazer política"

O presidente executivo (CEO) da Altice, Michel Combes, afirmou esta sexta-feira que a compra da Media Capital, dona da TVI, por 440 milhões de euros, representa "um forte projecto industrial" para Portugal.

Na conferência de imprensa em que se apresentaram os contornos do negócio, questionado sobre se espera oposição política ao negócio, Combes afirmou: “Não estamos aqui para fazer política, estamos a apresentar um projecto industrial real e forte para o país. Não quero comentar as palavras do vosso primeiro-ministro. O que posso dizer é que estamos orgulhosos do investimento que estamos a fazer hoje no país, muitos outros países ficariam felizes com um investimento destes de qualquer privado."

“Se me sinto acolhido em Portugal? A resposta é sim! Não tenho dúvidas que somos, como podem imaginar temos conversas com diferentes políticos do país, sentimo-nos bem-vindos como qualquer investidor estrangeiro”, afirmou Combes.

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

  • julio
    14 jul, 2017 vila verde 22:02
    Vamos ter uma televisão a infurmar sem manobras e tendéncias, a falar verdade ?..

Destaques V+