Emissão Renascença | Ouvir Online
A+ / A-

​Pedrógão Grande. Gabinete de ajuda disponibiliza número verde

10 jul, 2017 - 21:13

O gabinete foi criado para não sobrecarregar o trabalho diário no município. O número é o 800 209 923.

A+ / A-

Veja também:


O gabinete operacional de reconstrução e restauração de Pedrógão Grande está a funcionar, podendo a população recorrer para resolver problemas como a reconstrução de casas, questões de saúde, acção social e outras, disse o autarca local.

"É um gabinete operacional de reconstrução e restauração. Temos um número verde, 800 209 923, ao qual as pessoas podem recorrer. Tem [gabinete] as várias valências que têm a ver com a calamidade que sofremos, para que as pessoas possam telefonar para resolver qualquer coisa, como saúde, acção social, reconstrução de casas, comida para animais, entre outras", explicou Valdemar Alves.

O autarca disse ainda que este gabinete foi criado para não sobrecarregar o trabalho diário no município, além de que este não tinha funcionários suficientes para acudir a todas as solicitações.

"Tive que recrutar pessoas que estavam no desemprego para os telefones. Estão apenas concentrados nesta acção e a encaminhar as pessoas. O número [verde] já está a funcionar", disse.

O autarca adiantou ainda que o número está disponível para todos os que queiram resolver qualquer situação, sendo que o apoio psicológico vai continuar a ser garantido pelas equipas que estão no terreno.

Questionado sobre o número real de vítimas da tragédia, o autarca sublinhou que esse número é conhecido e é o real.

"Tudo o resto são boatos e não podemos ligar aos boatos. Os boateiros que tenham paciência, que recolham às suas tocas. Falou-se em muita coisa, diz-se tudo e mais alguma coisa", frisou.

Valdemar Alves está convencido de que a população vai dar a volta a toda esta tragédia: "As coisas estão a andar e agora o que precisamos é que as pessoas venham cá (...)".

Dois grandes incêndios começaram no dia 17 de Junho em Pedrógão Grande e Góis, tendo o primeiro provocado 64 mortos e mais de 200 feridos. Foram extintos uma semana depois.

Estes fogos terão afectado aproximadamente 500 imóveis, 205 dos quais casas de primeira habitação, gerando uma enorme onda de solidariedade a nível nacional.

Nas últimas semanas têm chegado camiões de roupa, que já supriu todas as necessidades, de alimentos, móveis e electrodomésticos, sendo que as necessidades agora se viram mais para medicamentos, materiais de construção, árvores de fruto e sementes.

Os prejuízos directos dos incêndios ascendem a 193,3 milhões de euros, estimando-se em 303,5 milhões o investimento em medidas de prevenção e relançamento da economia.

Mais de dois mil operacionais estiveram envolvidos no combate às chamas, que consumiram 53 mil hectares de floresta.

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

Destaques V+