Emissão Renascença | Ouvir Online
A+ / A-

Incêndio em Pedrógão. Limpeza das ribeiras vai começar em breve

10 jul, 2017 - 19:26

Em entrevista à Renascença, o ministro do Ambiente garante que a qualidade da água para consumo humano não está em risco.

A+ / A-

Veja também:


A recuperação da rede hidrográfica na zona afectada pelos incêndios na região Centro vai começar em breve, avança o ministro do Ambiente, Matos Fernandes, em declarações à Renascença.

“Durante o mês de Julho vamos fechar todas as necessidades de intervenção, para que, entre Agosto e Outubro, antes do início do Inverno, podermos limpar o maior número de ribeiras possível”, explica Matos Fernandes.

De acordo com o governante, são centenas de quilómetros de cursos de água e os trabalhos de campo arrancam já esta semana.

“Todas as intervenções podem ser custeadas através do Fundo Ambiental, que é gerido pelo Ministério do Ambiente. Todo o apoio técnico será dado por nós, com o apoio muito generoso da Ordem dos Engenheiros”, sublinha Matos Fernandes.

Em princípio, serão as autarquias a comandar os trabalhos e as empreitadas, nomeadamente as operações de limpeza dos cursos de água, refazer açudes e da vegetação.

Quanto à água potável, o ministro do Ambiente garante que a qualidade não está para já em risco.

“A qualidade de água que as pessoas bebem, para consumo humano, não tem qualquer restrição. Aí, não tem qualquer problema. Nas linhas de água existe muita matéria orgânica, temos que a retirar depressa antes que ela degrade a qualidade da água, mas existem aqui algumas praias, algumas até com bandeiras azuis, e não está comprometido, para já, esse galardão de excelência”, afirma Matos Fernandes em declarações Renascença.

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

  • Bela
    10 jul, 2017 Coimbra 23:24
    Pedrogão o Grande precisa de voluntários para ajudar na reconstrução..
  • zé gordo
    10 jul, 2017 albufeira 21:14
    Pelo menos já vai haver algum trabalho para alguém.

Destaques V+