Emissão Renascença | Ouvir Online
A+ / A-

Buñuel e Dali inspiram festival interdiscplinar que sai às ruas de Évora

06 jul, 2017 - 09:14 • Rosário Silva

Um festival. Sete episódios. Em Évora, entre 6 e 22 de Julho, no âmbito do programa “Artes à Rua”.

A+ / A-

O festival “A Kadela Anda Lusa”, uma iniciativa da Colecção B, associação cultural, estreia esta quinta-feira, em Évora.

“Vamos apresentar em espaços públicos da cidade e na Igreja de S. Vicente, trabalhos de sete jovens mulheres artistas”, conta à Renascença o responsável da associação.

José Alberto Ferreira explica que se trata de um festival "indisciplinar" e que presta com o seu título - "A Kadela Anda Lusa" - "uma homenagem oblíqua à ironia transgressora e radical de 'Um cão andaluz', de Luis Buñuel e Salvador Dali (1929).”

O evento acontece com a finalidade de “ inscrever a prática artística contemporânea nas vivências do espaço e dos tempos da cidade”, por um lado, revela o responsável, ao mesmo tempo que “convoca os questionamentos de jovens artistas face às suas práticas”.

De 6 a 22 de Julho, Évora acolhe um conjunto de projectos artísticos que têm no desenho o denominador comum, ligando-o a performance, ritual, participação, dança e vídeo.

“São vários os projectos a apresentar, sete episódios, e que estão fortemente ligados, na sua origem e desenvolvimento, aos trabalhos académicos das suas autoras, onde se cruzam investigação e criação, uma tendência crescente nas dinâmicas da criação contemporânea e também nas possibilidades de afirmação do discurso artístico”, complementa José Alberto Ferreira.

É o caso dos trabalhos de “Rebecca Moradalizadeh, de Marta Ramos e de Angelina Nogueira, ligadas à pós-graduação em performance da Faculdade de Belas Artes da Universidade do Porto, e de Marta Azparren, criadora espanhola com um sólido percurso de investigação-criação.”

O programa conta também com a “performer Tania Arias Winogradow que acompanha Marta Azparren na apresentação, além do espectáculo de dia 22, de uma oficina dedicada às relações entre desenho e dança, em busca de caligrafias do movimento, de caligrafias do corpo”, salienta.

A oficina é gratuita e aberta a criadores e investigadores que nela queiram participar.

O festival “A Kadela Anda Lusa”, da Colecção B – Associação Cultural, integra a iniciativa “Artes à Rua”, da camara municipal de Évora, e conta também com o apoio da Direcção Regional de Cultura do Alentejo e da Fundação Eugénio de Almeida.

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

Destaques V+