A+ / A-

“Jogadores exemplares” e uma “santa arbitragem”? Só na Clericus Cup

07 jul, 2016 - 11:44 • Liliana Carona

São padres e gostam de jogar à bola. A XII Clericus Cup aconteceu em Penamacor e a equipa da diocese de Viana do Castelo venceu o torneio.

A+ / A-

Os padres de Viana do Castelo são os campeões nacionais de futsal depois de derrotarem a equipa da diocese de Braga, já no prolongamento, na 12ª edição do Clericus Cup, que decorreu em Penamacor.

O jogo da final aconteceu quarta-feira e gerou muitos nervos, mas a equipa do Braga acabou por perder por 2-1.

“Não tenhas medo de assumir a bola”, gritava o treinador da equipa de Viana, Sérgio Pereira, a pedir mais um golo aos seus jogadores para que desempatassem o 1-1. Foi já no prolongamento que os padres de Viana lhe fizeram a vontade. A equipa da diocese de Braga, é que não ficou lá muito contente.

A posição mais ingrata foi a do guarda-redes. “Não está a correr lá muito bem. Infelizmente sofri um golo”, desabafou à Renascença Domingos Mendes, de 42 anos, padre de Vila Verde.

A equipa de arbitragem gostou do que viu em campo e não se importava que todos os jogadores tivessem a postura exemplar dos padres. “Parece-me que há um pouco mais de compreensão, eles não levam a coisa tanto a peito, e isso é bom, claro. Não tivemos tantos problemas como é costume. Ninguém reclamou das decisões em nenhum dos jogos. Ficámos mais santos em termos de arbitragem!”.

Em 12 edições, a equipa de Viana do Castelo já venceu sete.

No torneio também houve algumas lesões. O padre Carlos Rubens, de Vila Real, 31 anos, magoou-se em campo, mas arranjaram-lhe logo outra tarefa – limpar o campo. “Como não pude jogar tinha de estar entretido com alguma coisa e pediram-me para fazer isto. Quando alguém cai, eu vou logo a correr”.

Em último lugar deste torneio ficou a diocese da Guarda, mas o padre anfitrião Joaquim Martins, de Penamacor, não ficou incomodado: “perdemos, mas ficámos primeiro no acolhimento. Isso é que é importante”.

A festa pertenceu à equipa de Viana do Castelo. Na lista de classificações, Braga ficou em 2.º, Vila Real em 3.º. O 4.º lugar foi para a equipa dos padres vicentinos, em 5.º ficou o Porto, em 6.º Lamego, seguido de Viseu, e, por último, em 8.º, ficou a diocese da Guarda.

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

Destaques V+