Emissão Renascença | Ouvir Online
A+ / A-

“Ter um padre é bom, ter dois é óptimo"

02 jul, 2017 - 20:44 • Olímpia Mairos

D. Amândio Tomás considera que os novos sacerdotes “são uma bênção” para Vila Real, uma diocese envelhecida e com um clero maioritariamente idoso.

A+ / A-

O bispo de Vila Real ordenou, este domingo, dois sacerdotes na Sé e afirmou na homilia da Missa que “é fundamental ser fiel ao amor de Deus, para servir no acolhimento e na hospitalidade o povo de Deus”.

“Face aos facilitismos que a vida actual oferece, não vos esqueçais da radicalidade do evangelho”, exortou D. Amândio Tomás aos novos presbíteros.

Na homilia da Missa, D. Amândio Tomás sublinhou que é necessário “viver na comunhão eclesial” e recordou que o sacerdote “é chamado a servir com humildade, a assentar a vida na oração”.

“O Senhor vos escolheu e chamou ao sacerdócio. O Senhor conta convosco para continuar no mundo a Sua missão”, realçou D. Amândio Tomás.

Em declarações à Renascença, o prelado afirmou que as duas ordenações “são uma bênção” para Vila Real, uma diocese envelhecida e com um clero maioritariamente idoso.

“Nós precisamos tanto deles, temos cada vez menos e alquebrados, doentes”, lamentou o bispo de Vila Real. Precisamos de mais” - refere - manifestando, contudo, a alegria que é a ordenação de dois sacerdotes. Se “ter um é bom, ter dois é óptimo!”, exclama D. Amândio.

Face à escassez de vocações sacerdotais, o prelado evoca o panorama das famílias actuais, com reduzido número de filhos ou sem eles, e conclui dizendo que “sem ovos não se fazem omoletas e sem filhos não há padres”.

O bispo de Vila Real presidiu à celebração de ordenação sacerdotal de André Meireles e Cristofe Gomes, das paróquias de Alijó e Vreia de Jales, Vila Pouca de Aguiar.

Aos novos sacerdotes, o prelado exortou à “fidelidade”, ao “empenho no apostolado, sem esmorecer”.

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

  • juzze do vale
    02 jul, 2017 Porto 23:06
    Bem vindos ...e que cumpram a sua missão. ! Mas..o que é que D. Amândio....tem feito em prole de quem mais necessita ?

Destaques V+