A+ / A-

Morreu Simone Veil, a primeira mulher a presidir o Parlamento Europeu

30 jun, 2017 - 10:00

A advogada e política francesa de origem judaica esteve deportada em Auschwitz e foi uma das fundadoras da Fundação da Memória da Shoah.

A+ / A-
Morreu Simone Veil, a mulher mais admirada pelos franceses
Morreu Simone Veil, a mulher mais admirada pelos franceses

Simone Veil, a primeira mulher a presidir o Parlamento Europeu, morreu esta sexta-feira, aos 89 anos. A notícia foi avançada pela família.

Simone Veil foi líder política europeia e activista dos direitos humanos, sendo ela própria uma sobrevivente do Holocausto nazi.

Também advogada, Simone Veil nasceu em Nice, em 1927 e tinha 17 anos quando foi deportada para o campo de extermínio de Auschwitz, de onde regressou sem a sua mãe.

O pai e o irmão desapareceram também na deportação dos judeus pelos nazis.

Duas vezes ministra da Saúde, primeiro de Jacques Chirac (1974-1976) e depois de Edouard Balladur (1993-1995), destacou-se pela lei de legalização do aborto de 1975, que leva o seu nome (lei Veil).

É também a responsável pela proibição de fumar em locais públicos.

Eleita três vezes para o Parlamento Europeu (1979, 1984 e 1989), foi a primeira mulher a presidir o organismo e destacou-se pela defesa de uma Europa federal e social.

De origem judaica, Veil foi ainda uma das fundadoras da Fundação da Memória da Shoah (genocídio de judeus pelos nazis, na II Guerra Mundial), a qual presidiu até 2007.

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

Destaques V+