Emissão Renascença | Ouvir Online
A+ / A-

Taça das Confederações

Duelo de campeões decide primeira vaga na final de Moscovo

28 jun, 2017 - 09:30

Portugal, campeão da Europa, enfrenta o Chile, campeão da América do Sul. Pontapé de saída, em Moscovo, às 19h00. Acompanhamento na Renascença e em rr.sapo.pt.

A+ / A-

A Selecção Nacional defronta o Chile, esta quarta-feira, com a mira apontada à segunda final consecutiva da sua história.

A meia-final da Taça das Confederações decide o primeiro finalista de uma prova que, especula-se, poderá registar o seu epílogo este ano.

O contexto

Os ditames do emparelhamento dos grupos A e B da prova que decorre na Rússia definiram um frente-a-frente entre os campeões continentais da Europa e da América do Sul.

Portugal deixou para trás Rússia e Nova Zelândia, cedendo pontos apenas com o México, que vai discutir a outra meia-final com a Alemanha, campeã do mundo em título.

Os chilenos até claudicaram em dois jogos - empates com Alemanha e, mais surpreendente, com a Austrália - mas aproveitaram este último jogo para "drenar" a eventual fadiga física de alguns dos seus melhores activos.

Se Pizzi chega a esta meia-final com a equipa "fresca" e a 100%, o mesmo não se pode dizer de Fernando Santos

As opções

Com efeito, o seleccionador nacional está privado da utilização de Raphael Guerreiro, lesionado e Pepe, por castigo. Há ainda a dúvida Bernardo Silva mas as principais mudanças, forçadas, serão operadas no centro nevrálgico da defesa: o eixo. Bruno Alves e José Fonte, que protagonizaram uma sólida exibição, lado a lado, na meia-final do Euro 2016, frente ao País de Gales, reeditam a parceria para travar as "setas" chilenas.

Essas dão pelo nome de Arturo Vidal e Alexis Sánchez, já para não falar no bom trato de bola de Marcelo Díaz ou a capacidade de choque de Vargas.

A história

Há três jogos no histórico de duelos entre Portugal e Chile, com saldo claramente favorável à equipa das quinas.

Nos Jogos Olímpicos de Amesterdão, no longínquo ano de 1928 - farmácia ainda se escrevia com "ph" - Portugal bateu o Chile por 4-2.

Em 1972, na Taça da Independência, mais uma "chapa quatro": 4-1 da Selecção Nacional.

Mais recentemente, na era moderna, houve empate em Março de 2011, em Leiria (1-1), num encontro de carácter particular.

O Portugal-Chile arranca às 19h00, em Kazan, com arbitragem do iraniano Alireza Faghani. Jogo com acompanhamento em edição especial da Tertúlia Bola Branca, na antena da Renascença e ao minuto em rr.sapo.pt.


Taça das Confederações: Meia-final
Arena Kazan, Kazan (Rússia)
Árbitro: Alireza Faghani (Irão)

Equipas prováveis

Portugal

Rui Patrício; Nélson Semedo, Bruno Alves, José Fonte e Eliseu; William Carvalho, Adrien Silva e André Gomes; Cristiano Ronaldo, André Silva e Gelson Martins.
Seleccionador: Fernando Santos.

Chile
Claudio Bravo; Mauricio Isla, Gary Medel, Gonzalo Jara, Jean Beausejour; Pablo Hernández, Marcelo Díaz, Charles Aranguiz e Arturo Vidal; Eduardo Vargas e Alexis Sánchez.
Seleccionador: Juan Antonio Pizzi.

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

  • ZÈ TUGA
    28 jun, 2017 Conchinchina 13:56
    É uma seleção que fica abaixo de muitos times de futebol do mundo. Não tem preparo, e principalmente não tem garra. Erra muitos passes e perde inúmeras disputas de bola.

Destaques V+