Emissão Renascença | Ouvir Online
A+ / A-

​Jaime Gama diz que Europa está numa “situação difícil”

26 jun, 2017 - 21:56 • Susana Madureira Martins

O ex-presidente da Assembleia da República traça um cenário muito negro sobre a Europa e o Ocidente. Jaime Gama esteve no Fórum Político que decorre no Estoril.

A+ / A-

Agora retirado da vida política, em versão descontraída e com barba por fazer, Jaime Gama foi o anfitrião de um painel no Fórum Político, a decorrer no Estoril, que colocava uma interrogação: “O enfraquecimento do Ocidente?”.

Para o ex-presidente da Assembleia da República, não há dúvida de que as coisas já foram melhores e, falando em Inglês perante dezenas de estudantes e investigadores internacionais, sublinhou que “o consenso europeu não está a funcionar da maneira que já funcionou, a aliança transatlântica não funciona como costumava e a comunidade internacional também não actua como era habitual”.

Numa curta intervenção, Jaime Gama disse que “isto leva-nos a uma situação difícil, a uma situação muito exigente sobre a qual é preciso ir pensando”, reforçando que este Fórum Político, promovido anualmente pela Universidade Católica Portuguesa (UCP), é de enorme importância para fazer essa reflexão.

No final, Jaime Gama aconselhou ainda que é preciso ir pensando, por exemplo, na liberdade enquanto tradição.

“Se vamos defender a tradição ocidental da liberdade dentro da lei, esta discussão também tem de incluir aqueles que defendem a tradição ocidental da liberdade para lá da lei”, defendeu, concluindo que “este é um ponto muito importante”.

A intervenção de Jaime Gama marcou o primeiro dia do Fórum Político, que decorre até quarta-feira.

Esta terça-feira irá contar, por exemplo, com a intervenção do ex-primeiro-ministro e ex-presidente da Comissão Europeia, José Manuel Durão Barroso, um repetente neste evento.

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

  • JULIO
    28 jun, 2017 vila verde 10:58
    A europa està numa situação dicil pur causa da paises como a Grécia e Portugal
  • melro
    27 jun, 2017 linhó 12:37
    Este está gordinho !

Destaques V+