Emissão Renascença | Ouvir Online
A+ / A-

“É altura de alterar a categoria dos drones e obrigar ao registo dos operadores"

26 jun, 2017 - 10:09

Perito em aviação considera que, “enquanto não for possível identificar equipamentos e os seus pilotos vamos continuar a ter uma anarquia”. No domingo, um drone passou a 50 metros de um avião que aterrava no aeroporto de Lisboa.

A+ / A-

Veja também:


Um dia depois de mais um incidente com um drone e um avião, o antigo presidente do Gabinete de Prevenção e Investigação de Acidentes com Aeronaves diz que está na altura de mudar a lei.

“Está na altura de novamente alterar as categorias dos drones, obrigar ao seu registo por parte de quem adquire o drone, para que as entidades tenham conhecimento de quem adquiriu esses equipamentos, e obviamente começar a certificar os operadores, para que a autoridade tenha a intervenção, permitindo que esses pilotos sejam devidamente formados, tenham licença de voo e, aí sim, começar a haver um controlo muito mais apertado desse tipo de operadores”, afirma Álvaro Neves na Renascença.

“Enquanto isso não for possível, com toda a certeza vamos continuar a ter uma anarquia e a ter a aviação tripulada a conviver muito mal com a aviação não tripulada. Isso, de facto, não pode acontecer”, adverte.

Álvaro Neves, que é perito da Agência Europeia para a Segurança na Aviação, considera que existe cultura de incumprimento das “regras devidamente em vigor”, o que “leva a que o risco [das ocorrências de drones com aeroportos] seja potenciado”.

No último episódio, ocorrido no aeroporto de Lisboa no domingo, um piloto identificou um equipamento “com alguma envergadura” a 900 metros da asa direita. “Isso significa que a colidir ou entrar nas partes de uma aeronave tripulada – motores ou superfícies de voo – com certeza provocará danos graves à aeronave”, afirma.

Na opinião deste especialista, “poderemos estar a entrar numa fase crítica, em que a aviação tripulada estará em risco nas aproximações aos aeroportos nacionais, com tantas ocorrências seguidas sem que seja possível identificar esses operadores”.

O incidente com um drone no domingo foi o sexto do género este mês e o décimo desde o início do ano.

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

  • Pitas
    26 jun, 2017 Guimarães 19:03
    ---> Ontem já era tarde. Face à reputada vaidade em andar contra a lei, da grande maioria do "tuga" e esperando haver um acidente para depois se lamentarem, todos os responsáveis, devem a partir de hoje considerarem-se culpados de todo e qualquer acidente relacionado com esses perigosos brinquedos.
  • ao antonio cabral
    26 jun, 2017 port 18:59
    Se um simples pássaro pode causar um acidente porque não um drone? Basta entrar para dentro de um reactor e o acidente poderá acontecer! Não debite asneirolas se for ignorante nas matérias!
  • Um qualquer
    26 jun, 2017 15:33
    Povinho BURRO e ignorante que acredita em tudo que lê sem questionar... um povo BURRO que nunca pede provas, um povo BURRO que continua a masturbar-se com fantasias jornalísticas.. de uma vez por todas, que venha um líder de um país com sucesso governar Portugal, senão vamos ter para sempre um povo BURRO que só liga a futebol e novelas. Que vergonha..
  • Songoku
    26 jun, 2017 Lisboa 13:56
    Era simples, acabavam com a venda destes.... nem sei como classificar. Já agora que beneficios traz estes aparelhos??????? ou será que estão à espera de que haja um acidente grave??????????????
  • Antonio
    26 jun, 2017 13:39
    Faca-se cumprir a lei ! Em Portugal e habitual nao se exigir o cumprimento da lei para fugir as responsabilidades e exigir mais burocracias(leis)que ninguem cumprira , incluindo aqueles que apel as mesmas !
  • Rui Correia de Sousa
    26 jun, 2017 Parede - Cascais 13:24
    Os "drones" deveriam ser considerados como armas, pelo que sujeitas a registo prévio como qualquer outra arma e posteriormente, antes da sua venda, os potenciais compradores deveriam ter a respectiva licença de uso, emitida por uma Autoridade Nacional de Segurança Aérea. A infracção a estas regras deveria ser considerada como crime. Advogado reformado.
  • ao francisco ferreir
    26 jun, 2017 lx 13:04
    Os sacos de plastico andam a voar a 900 metros de altura!...o anedotario nacional está recheado dessas afirmações. Deves ser um brincalhão de drones!
  • jose
    26 jun, 2017 lisboa 13:00
    Estou de acordo que aja regulamentação para usarem drones, se tem poses de adquirir um drone ,também tem como pagar uma taxa ao usarem, alem disso as autoridades já deviam ter feito essa regulamentação, não é quando acontecer um acidente que vao regulamentar ,como sempre so reagem ou fazem qualquer coisa de pois de acontecer um acidente,
  • ó joão
    26 jun, 2017 lx 12:59
    Já percebemos que o teu 0roblema é o governo que mostras não ser da tua côr! Se fosse estavas caladinho!...né? Xico esperto! Tão sabichão diz lá o que farias se fosses de qualquer governo? Debitar asneirolas é facil!
  • AP
    26 jun, 2017 Portugal 12:59
    Fixe! Mais uns dois impostos pelo menos, mais um seguro, mais facturação para o Estado!

Destaques V+