Emissão Renascença | Ouvir Online
A+ / A-

Défice em Março atinge 2,1% do PIB

23 jun, 2017 - 11:12

Número não inclui as contas da Caixa Geral de Depósitos e já está acima da meta definida para o ano.

A+ / A-

O défice orçamental situou-se nos 2,1% do PIB até Março, em contas nacionais, abaixo dos 3,3% registados no período homólogo, mas acima da meta do Governo para o conjunto do ano, de 1,5%.

São dados avançados esta sexta-feira pelo Instituto Nacional de Estatística (INE).

O défice registado nestes primeiros três meses não inclui contas da Caixa Geral de Depósitos e já está acima da meta definida para o ano. O Governo espera fechar 2017 nos 1,5%.

De acordo com o INE, a operação de recapitalização da Caixa ainda não foi incluída nestas contas, porque “o tratamento estatístico ainda está em análise”.

Ainda segundo as contas nacionais Trimestrais agora divulgadas, a capacidade de financiamento da economia aumentou, para 1,5% do PIB.

A necessidade de financiamento da administração pública diminuiu, as empresas têm mais acesso a financiamento, o saldo dos bancos estabilizou, já a capacidade de financiamento das famílias diminuiu e a poupança também.

Segundo estes dados, a despesa das famílias está a crescer mais do que o rendimento disponível.

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

  • Rui
    25 jun, 2017 Lisboa 21:49
    Vou copiar e colar "O défice orçamental situou-se nos 2,1% do PIB até Março, em contas nacionais, abaixo dos 3,3% registados no período homólogo, mas acima da meta do Governo para o conjunto do ano, de 1,5%."
  • joao123
    23 jun, 2017 lisboa 17:50
    As únicas reformas que lhe conheço foi parar a descida do IRC ( deve ajudar imenso as empresas...) , aumentar para o dobro o imposto sobre o alojamento local...taxar com novo imposto sobre o IMI património acima de 1 milhão de euros ( estiveram a pedir aos estrangeiros para virem ,com vistos gold apartir de 1 milhões de euros, para cá e agora enfiam lhes um novo imposto, não admira que estejam pela rua da amargura...) , e aumentar os impostos indirectos , combustiveis etc. Assim não dá ... Mas já que está tudo tão bom pois faça a reverção destes impostos que criou
  • COSTA ILUSIONISTA
    23 jun, 2017 Lx 15:43
    Pois, mas o que está a contecer é que os hospitais e outros serviços públicos não pagam a fornecedores há mais de seis meses...andam a empurrar com a barriga para a frente como fazia o bastardo do Pinto de Sousa....As cativações vão ser mais do que muitas...É só propaganda e manobras do mestre da pantomina chamado Kosta e seus geringonços...
  • Eborense
    23 jun, 2017 Évora 14:30
    Não há problema. Quando chegar a Setembro ou Outubro fazem-se mais umas cativações nos hospitais e nas escolas e o défice baixa. Mas a dívida vai continuar a aumentar o que é bom para o PCP e para o BE, porque ficará mais perto da reestruturação. Para o País é que será muito mau. Mas para a geringonça isso é pouco importante. O que interessa é Folclore para a "carneirada" continuar a bater palmas.
  • antonio
    23 jun, 2017 lisboa 13:49
    Xiuuu ainda estragam as eleições ao Kamarada Kosta...
  • mendes
    23 jun, 2017 braga 12:08
    afinal as coisas nao estao tao boas como as pintam

Destaques V+