Emissão Renascença | Ouvir Online
A+ / A-

​Autarca pede ajuda ao Estado para recuperar Góis. “Obrigado pelas palavras de conforto, mas vamos passar à acção”

21 jun, 2017 - 16:28

Em entrevista à Renascença, Lurdes Castanheira diz que arderam, pelo menos, oito a nove mil hectares de floresta naquele concelho do centro de Portugal.

A+ / A-

Veja também:


A presidente da Câmara de Góis pede ajuda ao Estado para que o concelho possa recuperar, o mais rapidamente possível, dos incêndios dos últimos dias. Em entrevista à Renascença, Lurdes Castanheira agradece as palavras de conforto, mas diz que agora é preciso “passar à acção”.

“Não temos de ficar com a assunção de todos os compromissos. Não podemos. Julgo que não é nada de transcendente aquilo que estamos a pedir. Há de facto formas atípicas de apoiar as calamidades, temos que reunir esforços. É importante que as pessoas nos visitem para dar palavras de apoio e de conforto, mas vamos passar à acção”, apela a autarca.

Num balanço ainda provisório dos estragos causados pelo fogo, Lurdes Castanheira diz que há, pelo menos, “entre oito a nove mil hectares ardidos”.

As chamas ameaçaram dezenas de aldeias, situação que obrigou a retirar cerca de 160 pessoas das suas casas, refere a autarca de Góis.

Em alguns casos não foi possível convencer os moradores a abandonar as aldeias. “Vivenciei uma situação na aldeia de Corte de Redor, em que estava dez pessoas. Ninguém quis sair, enquanto houvesse mangueiras e água pediram para não sair”, conta Lurdes Castanheira.

As pessoas que aceitaram sair foram levadas para várias instituições de Góis, como a Casa da Cultura, Santa Casa e a Associação Desenvolvimento. Até haver condições de regressarem a casa, têm cama, comida e todos os cuidados garantidos.

“Assegurámos o fornecimento de refeições em parceria com as instituições particulares de solidariedade social. Não nos podemos queixar em momento algum de falta de solidariedade, de apoios, de tudo”, sublinha Lurdes Castanheira.

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

  • rato
    22 jun, 2017 arganil 08:45
    Então este inteligente já não é autarca ? Pede ajuda ao Estado para recuperar GÓES ! O tacho é para ele, então que se vir à palmada! Ohmessa !

Destaques V+