O site da Renascença usa cookies. Ao prosseguir, concorda com o seu uso. Leia mais aqui.
|
A+ / A-
Operação "Ajuste Secreto"

PJ detém presidente e ex-presidente da Câmara de Oliveira de Azeméis

19 jun, 2017 - 13:03 • Celso Paiva Sol com Redacção

São suspeitos de corrupção activa e passiva, prevaricação, peculato e tráfico de influência. Entre os detidos estão o actual e o ex-presidente da Câmara de Oliveira de Azeméis, Isidro Figueiredo e Hermínio Loureiro.
A+ / A-

O presidente da Câmara de Oliveira de Azeméis, Isidro Figueiredo, e o ex-presidente Hermínio Loureiro, foram detidos por suspeitas de crimes de corrupção activa e passiva, prevaricação, peculato e tráfico de influência, disse esta segunda-feira à Renascença fonte da PJ.

A Polícia Judiciária do Norte anunciou esta segunda-feira, em comunicado, que deteve sete pessoas, entre elas um presidente de câmara e um ex-autarca, por suspeitas de crimes de corrupção activa e passiva, prevaricação, peculato e tráfico de influência, numa investigação que dura há um ano e que envolveu 31 buscas, designadamente a cinco câmaras municipais e cinco clubes locais de futebol.

Cerca de 90 elementos da Polícia Judiciária e vários magistrados do Ministério Público participaram na operação “Ajuste Secreto”.

Fonte da Judiciária adiantou à Lusa que os cinco clubes de futebol que foram alvo de buscas são “todos do concelho de Oliveira de Azeméis”.

“A investigação permitiu até ao momento a obtenção de fortes indícios da existência de relações privilegiadas entre os suspeitos que, ao longo do último ano, têm visado a realização de diversas obras em diferentes localidades, manipulando as regras de contratação pública”, lê-se no comunicado da PJ.

Os detidos têm idades compreendidas entre os 40 e os 60 anos, sendo um autarca, um ex-autarca, um funcionário camarário e os restantes empresários de profissão e serão presentes a primeiro interrogatório judicial à competente autoridade judiciária para aplicação das medidas de coação tidas por adequadas.

Isidro Figueiredo substituiu em Dezembro de 2016 Hermínio Loureiro na Câmara de Oliveira de Azeméis, depois da renúncia do ex-presidente. Hermínio Loureiro anunciou a demissão de presidente da câmara, cargo para que havia sido reeleito em 2013, por entender "que é muitas vezes mais importante saber sair da cena política do que a ela se apresentar".

Hermínio Loureiro é actualmente vice-presidente da Federação Portuguesa de Futebol e já foi presidente da Liga Portuguesa de Futebol.

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

  • Rapaziada jeitosa
    20 jun, 2017 Lx 17:36
    Todos a xuxarem da laranjada!...
  • Manuel
    20 jun, 2017 Moura 10:12
    Aqui não há presidentes nem clubes , quem é corrupto tem de pagar por isso seja quem for!
  • PRETORIANO
    20 jun, 2017 CARNIDE 10:04
    aaahhhh Ó ALBERTO MARTINS e sobre este CHAFURDO DOS MAILS (...após os VAUCHERS...) e da rapaziada que lá aparece...e o que eventualmente ainda mais viremos a saber... TENS ALGUMA COISA A DIZER???? Achas que é tudo (todos os sucessivos casos que têm vindo a público) uma campanha para difamar e desestabilizar o grande sport lisboa e lampiões???? Passar bem!
  • PRETORIANO
    20 jun, 2017 CARNIDE 09:54
    Carissimo alberto martins, podes dizer que o SCP é o sporting clube do porto, podes-me chamar (sem me conheceres de qualquer lado) dragarto que isso nada me afecta!! Eu sou sócio do SPORTING CLUBE DE PORTUGAL!!! PRESTADOS OS ESCLARECIMENTOS, VAMOS AO QUE INTERESSA... não vejo alvaro sobrinho na tribuna do scp nem sei se aquilo que dizes corresponde à verdade e nem me vou dar ao trabalho de te contrariar!! Fiquei satisfeito em saber que tu também sabes de parte do que se passa com lfv... e fiquei muito mais descansado em saber que, ao novo banco já só são 400.000 milhões de euros... É COISA POUCA...fora o resto dos calotes e nem querendo falar em coisas ainda mais sujinhas que nunca ficaram bem explicadas como é o caso da PORTA 18...!!!! Continuo a dizer, VER O TEU PRESIDENTE NA RESPECTIVA TRIBUNA, LADEADO PELO 1º MINISTRO DESTE PAIS E PELO MINISTRO DAS FINANÇAS, EM AMENA CAVAQUEIRA E NUM CLIMA DE CUMPLICIDADE QUE ME CHEIRA, NO MÍNIMO A ... PROMISCUIDADE , E PERGUNTO-ME...!?? Ó DIABO, MAS O QUE É ISTO QUER DIZER???? SERÁ QUE NESTE PAIS QUANTO MAIOR FOR O CÃO (DIVIDA) MAIS COLINHO TEMOS QUE LHE DAR???? MAS NÃO DIZ O DITADO QUE "À MULHER DE CÉSAR NÃO BASTA SER, ELA TEM TAMBÉM DE PARECER!!!!! ATÉ PORQUE NÃO OS VEJO TER ESSE COMPORTAMENTO EM MAIS NENHUM ESTÁDIO DESTE PAIS!!!!!!!!!!!!!!!!!! ALLEZ...
  • Dias
    19 jun, 2017 Lx 23:29
    Neste país a corrupção é total, quando à dinheiros públicos lá vem alguém bem encostado politicamente sacar, fechem para obras.
  • Ablerto Martins
    19 jun, 2017 Lisboa 16:59
    Obviamente 2 milhoes desaparecidos. 21 milhoes foi erro teclar. Ate porque 7 menos 5 sao 2 e nao 21 como ate um dragarto percebe.
  • Alberto Martins
    19 jun, 2017 Lisboa 15:58
    Não te escandaliza que desses milhões roubados 20 milhões tenham servido para comprar VMOCs do sporting e quando foi preciso reembolsar o angolano ferraram o calote e ele ficou com esses 20 milhões em acções? Não te escandaliza que esse sobrinho, o mosquito ex-presidente do recreativo de caála que queria comprar o cervi para o emprestar ao sporting e que foi suspenso em 1 ano pela federação angolana por corrupção, mais o canibal da Guiné equatorial, andem a lavar dinheiro sujo no sporting? Quem é o investidor mistério que entrou com 18 milhões na SAD do sporting, segundo o carvalho que também não é muito credível, e que a CMVM não se incomodou a pedir explicações? E na venda do montero o sporitng declarou á CMV 5 milhões e o clube comprador disse que foram 7 milhões e mais uma vez a CMVM não se incomodou a pedir explicações, quem ficou com os 21 milhões desaparecidos? Serão essas comissões do carvalho que estão a ser investigadas? Portanto estás escandalizado com as dividas privadas do vieira e muito bem, ele que as pague, mas os muitos milhões roubados no BES a circular e a lavar em alvalade já não te escandaliza? Porquê? Por ser o teu clube? A isso chama-se hipocrisia. Caro coelho, A verdade sempre aparece... OUT/2011:"Godinho Lopes assegura que Hermínio Loureiro estará nas estruturas do futebol.Disse desde o princípio que o Sporting deveria estar representado dentro das estruturas do futebol nacional e Hermínio Loureiro vai estar presente nessas estruturas."
  • eduardo botelho
    19 jun, 2017 Portalegre 15:57
    A CORRUPÇÃO NÃO TEM CÔR (...)
  • Alberto Martins
    19 jun, 2017 Lisboa 15:53
    Caro PRETORIANO, não sei se essa atitude é algo que faz parte do vosso ADN ou se mentir, manipular e deturpar faz parte da vossa maneira de ser ou da estratégia que o sporting clube do porto tem em acção e que já vem do lumiar desde alguns anos. "meditem um pouco... Luis Filipe Vieira, presidente do SLB, e tal como é público, tem uma divida para com o novo banco de cerca de 600.000 milhões de euros, é arguido, também devido a um calote colossal, no caso BPN." 1- "600.000 milhões de euros" mais ou menos foi a divida de LFV ao BES e que tem vindo a pagar sendo agora á volta de 400 milhões de euros. Ao BPN ao que se sabe uns milhões acima de 40. 1-a) Pois se são dividas dele que as pague e com juros. Para não acontecer como ao carvalho que não paga nada das empresas que faliu e o fisco já lhe levou pelo menos 2 lojas e um andar. Em qualquer dos casos são problemas privados com que Benfica e sporting não têem nada a ver. 1-b) Ao BPN Américo amorim devia para cima de mil milhões de euros antes da nacionalização. Na reprivatização o governo da altura DEU o BPN ao BIC. Quem era accionista do BIC? Américo Amorim. Isto não desculpa o vieira palas dividas é só para teres uma noção da realidade. 2 – Vamos ao que é relacionado com os clubes. Então ficas escandalizado com as dividas do vieira e nada dizes dos 5,7 mil milhões de euros que o angolano sobrinho dono do sporting roubou no BES? Não te escandaliza que desses milhões roubados 20 milhões tenham servido para comprar VMOCs do SCP?
  • Armando Coelho
    19 jun, 2017 London 15:18
    Hermínio Loureiro também não fará parte do sistema polvo do Benfica?A verdade mais tarde ou mais cedo vem sempre à tona da água.