Emissão Renascença | Ouvir Online
A+ / A-

Procurador dos EUA nega conspiração com a Rússia

13 jun, 2017 - 20:59

Jeff Sessions, que está a ser ouvido no Senado, fala numa “mentira terrível e detestável” e diz que recomendou o afastamento do director do FBI.

A+ / A-

O procurador-geral dos Estados Unidos nega qualquer conluio com a Rússia para ajudar Donald Trump a ganhar as eleições.

Jeff Sessions, que está a ser ouvido no Senado, diz que as acusações não passam de uma “mentira terrível e detestável”.

“Eu não me encontrei nem tive qualquer conversa com responsáveis russos ou de outro país estrangeiro sobre interferências na campanha e nas eleições nos Estados Unidos. Mais, não tenho conhecimento de qualquer conversa desse tipo envolvendo pessoas ligadas à campanha de Trump”, afirmou o procurador-geral.

O conselheiro de Donald Trump durante a campanha presidencial do ano passado disse, ainda, que os Estados Unidos não podem tolerar a interferência russa nas eleições.

Sessions afirmou, sob juramento, que “nem uma única coisa imprópria” aconteceu durante as duas reuniões que manteve com o embaixador russo.

Questionado sobre a polémica em torno da demissão do director do FBI, declarou que ele próprio recomendou o afastamento de James Comey, com base numa declaração do procurador-geral adjunto sobre a situação no FBI.

Sessions revelou no Senado que ele e Trump discutiram a posição de Comey antes da tomada de posse do Presidente e concordaram que o FBI precisava de um novo começo.

A audição ao procurador-geral dos EUA acontece cinco dias depois do antigo director do FBI ter sido ouvido. James Comey acusou Trump de mentir e assumiu ter sido responsável por algumas fugas de informação.

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

  • Horacio
    14 jun, 2017 Lisboa 01:12
    Neste jogo de espelhos e fumaça é importante manter o olho no dinheiro. Todos estam a focar na área política e assumem que Trump está a esconder uma colusão para afetar as eleições . A verdade pode ser completamente outra coisa . Vamos supor alguns cenários .no primeiro vamos supor que Trump se involveu em algun negocio escuro com algum russo isso pode involveu lavagem de dinheiro na venda de um imóvel por exemplo.afinal muitos russos de procedência duvidosa compraram propriedades Trump.ou vamos supor que existem empréstimos desconhecidos e não declarados a empresas Trump.ou até que os russos têm vídeo de Trump numa posição comprometedora.derepente o Kremlin vê uma oportunidade chantagear ou influenciar o candidato à presidência dos Estados Unidos.e decide o ajudar a vencer as eleições .o candidato pode ter aceitado está ajuda e participado ta trama ou simplesmente ficado quieto .apos a eleição o candidato é obrigado a proteger os chantagistas para não ser desmascarado.e aí que está o perigo.a obstrução e a mentira. Isto pode tudo ser fantasia mas uma coisa é clara Trump esconde alguma coisa. E seus defensores estam a tentar a todo custo que o segredo venha à tona .a oposição sente que algo está podre no reino de Trump mas não sabe o que. O genro do presidente também tem negócios nebulosos com um banco russo e tentou construir uma linha de comunicação secreta com Putim .e ao que pareceu sem o aval dos serviços de inteligência.porque?. Aqui tem coisa .so não se sabe que coisa.
  • P* e Vinho Verde
    13 jun, 2017 Barajas 22:58
    Os povos têm de estar preparados para os truques baixos de quem não quer jogar com as mesmas regras... Sejam eles quem forem. Os que perdem têm de sujeitar a quem ganha, para não dizer: «Mal dos vencidos»!!!

Destaques V+