Emissão Renascença | Ouvir Online
A+ / A-

Edouard Philippe é o novo primeiro-ministro francês

15 mai, 2017 - 14:05

Com esta decisão, o recém-empossado Presidente de França continua a desafiar a lógica tradicional da política francesa, atraindo apoiantes de ambos os lados do espectro.

A+ / A-

Emmanuel Macron oficializou esta segunda-feira a escolha de Edouard Philippe para servir como seu primeiro-ministro.

Edouard Philippe tem 46 anos, mais sete que o mais novo Presidente da história de França, e até agora era presidente da Câmara da cidade portuária de Le Havre.

O novo primeiro-ministro vem da ala moderada do partido Os Republicanos e é visto como um contrapeso para vários socialistas que se juntaram ao novo movimento de Macron, República em Movimento.

Com esta decisão o recém-inaugurado Presidente de França continua a desafiar a lógica tradicional da política francesa, atraindo apoiantes de ambos os lados do espectro.

Edouard Philippe é advogado de formação com uma longa história de envolvimento político, primeiro como activista socialista antes de se voltar para a direita e juntar-se a Os Republicanos.

Em 2012 foi eleito deputado e dois anos mais tarde assumiu a câmara de Le Havre. Este ano começou por apoiar o conservador à presidência François Fillon, mas abandonou a campanha por causa dos escândalos que atingiram o candidato.

No campo pessoal, o novo primeiro-ministro é adepto e praticante de boxe e autor de dois romances policiais. O "Le Figaro" descreve-o como um apaixonado pelo mundo empresarial e destaca que teve um percurso académico e profissional muito semelhante a Macron.

[Notícia actualizada às 14h56]

Macron Presidente: "Vou servir-vos com amor"
Macron Presidente: "Vou servir-vos com amor"
Emmanuel Macron. O candidato que não é de esquerda nem de direita
Emmanuel Macron. O candidato que não é de esquerda nem de direita
Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

Destaques V+