Emissão Renascença | Ouvir Online
A+ / A-

​Espião detido. SIS avança com “avaliação interna dos mecanismos de segurança"

08 jun, 2016 - 15:36 • Celso Paiva Sol

Serviços secretos revelam que encontraram “elementos seguros sobre a realização de encontros clandestinos no estrangeiro entre um funcionário do SIS e um outro de um serviço de informações estrangeiro”.

A+ / A-

O Sistema de Informações de Segurança (SIS) está a fazer “uma avaliação interna dos mecanismos de segurança”, depois de um dos seus elementos ter sido detido por suspeita de violação de segredo de Estado e corrupção.

Em declarações aos jornalistas, à margem da apresentação dos novos sites das secretas portuguesas, o Secretário-Geral do Sistema de Informações da República, Júlio Pereira, garantiu que a detenção de Carvalhão Gil deu origem a procedimentos internos que visam reforçar a segurança.

Nestas declarações, Julio Pereira garantiu ainda que o caso não afectou a credibilidade dos serviços de informações portugueses e que até têm recebido diversas mensagens de serviços estrangeiros que felicitam a forma como a situação foi gerida e resolvida.

No site do SIS está igualmente disponível um comunicado sobre o assunto no qual os serviços revelam que “recolheram-se elementos seguros sobre a realização de encontros clandestinos no estrangeiro entre um funcionário do SIS e um outro de um serviço de informações estrangeiro”.

“Na sequência destes resultados, o Secretário-Geral do Sistema de Informações da República Portuguesa participou, em Novembro de 2015, ao Ministério Público a suspeita da prática de crime de espionagem, a favor de um serviço congénere estrangeiro, envolvendo o oficial de informações do SIS”, acrescenta a nota.

O comunicado destaca ainda “a excelente cooperação entre o Ministério Público, a Polícia Judiciária e o SIS no decurso das investigações que conduziram à detenção no dia 21 de Maio de 2016, no âmbito de uma operação conjunta entre a Polícia Judiciária e as autoridades italianas, dos dois oficiais de informações, durante um encontro que realizavam em Itália, na cidade de Roma”.

Feita a detenção e já depois do primeiro interrogatório em tribunal, Frederico Carvalhão Gil ficou preso preventivamente. O processo, que se encontra em segredo de justiça, segue os seus termos no Ministério Público e na Polícia Judiciária.

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

  • Camarada Zequinha
    08 jun, 2016 Seixal 16:46
    Põe-te fino e vai pensando já é no valor da indemnização que vais pedir . Mas não te atrases . Aproveita enquanto ainda há algum ...

Destaques V+