Emissão Renascença | Ouvir Online
A+ / A-

Advogado de espião do SIS detido em Roma nega acusações. "É tudo um disparate pegado"

07 jun, 2016 - 15:41

Frederido Carvalhão Gil é suspeito de vender informação classificada aos serviços secretos russos.

A+ / A-

O funcionário do SIS detido a 21 de Maio em Roma por alegada espionagem e outros crimes vai refutar as imputações do Ministério Público quando for interrogado pelo Tribunal Central de Instrução Criminal (TCIC), admitiu à agência Lusa o seu advogado.

Contactado pela Lusa, o advogado José Preto revelou que juntou 11 páginas aos autos do processo, no Tribunal Central de Instrução Criminal (TCIC) nas quais invoca "um conjunto de irregularidades" relacionadas com a detenção de Frederico Carvalhão Gil em Roma.

"É tudo completamente ilegal. É tudo um disparate pegado", disse José Preto, alegando que "o que está em causa é uma absoluta ficção".

Segundo os investigadores, o funcionário do SIS é suspeito de transmissão de informações a troco de dinheiro a um agente dos serviços de informações russos, estando em causa crimes de espionagem, violação do segredo de Estado, corrupção e branqueamento de capitais.

O advogado disse ainda que "não houve troca de envelopes" no encontro em Roma entre Frederico Carvalhão Gil e um cidadão estrangeiro, que é apontado pelos investigadores como sendo alguém ligado a um serviço de informações russo.

A defesa admite porém que "houve um pagamento" que Frederico Carvalhão Gil recebeu, mas do qual "passou recibo", não estando este pagamento relacionado com os crimes que imputam ao detido.

José Preto desafiou ainda os investigadores a provarem o flagrante delito e a apresentarem as provas da venda de segredos da NATO porque o seu constituinte "não vendeu informações".

Admitiu que Frederico Carvalhão Gil vai refutar as imputações porque é "tudo aberrante".

José Preto classificou o teor do mandado de detenção europeu de "uma indigência absoluta" e lamentou que Frederico Carvalhão Gil não tenha tido, logo de início, em Itália, um acompanhamento jurídico adequado, porque até havia motivos para se opor à vinda para Portugal.

Em Itália, observou, Frederico Carvalhão Gil teve um advogado oficioso que só falava italiano e o detido "não fala em italiano".

José Preto insistiu que o processo a Frederico Carvalhão Gil constitui uma "absoluta violação de todas as normas de direito interno e de direito internacional". Referiu, por exemplo, que o MDE "não foi entregue no momento da detenção".

O advogado sublinhou que o funcionário do SIS está detido há 17 dias em regime de cumprimento de pena e que ainda não foi ouvido pelo juiz do TCIC.

Entretanto, na sua página do Facebook, José Preto critica o facto de a SIC ter acompanhado e filmado a operação policial que trouxe Frederico Carvalhão Gil a Portugal.

Escreve ainda que a versão de que o "espião" terá sido "apanhado a transaccionar informação" exigia demonstração que não foi dada.

"E se houve informação da NATO ali transmitida, publiquem o respectivo registo no auto já que ali se teria tratado de `detenção em flagrante´", lê-se na sua página pública de Facebook

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

  • Antonio
    07 jun, 2016 Lisboa 21:30
    O que ele vendeu já não era segredo há muito tempo toda a gente sabia...que interesse tem isto sinceramente.
  • O Santo
    07 jun, 2016 Lisboa 19:46
    LOL. Só cometeste um único erro Frederido! Vendeste-te às pessoas erradas, porque de resto tudo é legal, não há traições à pátria. Submarinos podem desaparecer, vários mil milhões podem eclipsar-se, hospitais, escolas, infraestruturas podem ser construídos com materiais errados, pontes podem cair, que não há traidores, só pessoas distraídas. Tiveste azar, devias ter escolhido melhor o ramo.
  • Carlos A.S.Silva
    07 jun, 2016 Hawthorne,NJ - USA 18:45
    Conversa de advogado de defesa ... Jamais encontrei, vi ou li um advogado de defesa que nao afirmasse que o seu constituinte este inocente e que vai provar isso no momento devido. Estes advogados estudam maneiras e modos apa;hacados. Este Preto eh um outro clown !!!!\ Vou ficar de olho em tudo isto ...
  • Olho vesgo
    07 jun, 2016 Porto 18:44
    Mais uma fuga de informação da PJ/DCIAP ???? Sim, desta vez não havia advogados. Já sei foi a rapariga que lê so signos na SIC todas as manhãs que advinhou o dia, hora e voo em que iria embarcar o espião a extraditar. São sempre os mesmos a promoverem-se com as fugas de informação e a PGR assobia para o lado.
  • Garanpir
    07 jun, 2016 Viana do Castelo 18:32
    Sem Comentários!... Incrivel...
  • 07 jun, 2016 18:30
    Tão secreta, tão secreta que era a operação de extradição do espião português de Roma para Lisboa que até a SIC, "por mera coincidência" entrou no avião imediatamente a seguir ao espião e aos polícias. É só ver as imagens que atestam de forma inequívoca está cena. Quem forneceu está informação para este furo jornalístico ? PJ? DCIAP? Ups
  • ISIDORO FOITO
    07 jun, 2016 elvas 18:24
    então se foi apanhado em flagrante delito , ainda têm a lata de desmentir os agentes que os apanharam, haja vergonha, este tipo se fosse na america era condenado a pena de morte por traiçao á patria mas em Portugal fica-se por 10 anos
  • CarlosT
    07 jun, 2016 Evora 18:22
    A Rússia ainda é comunista? a direita portuguesa ainda é Salazarista?
  • fernando silva
    07 jun, 2016 Coimbra 17:50
    Claro, espiões á portuguesa numa Europa á caça de Russos !!!!! Se acabassem com as sanções impostas pelos americanos para recuperar os negócios , era trabalhar pelo país, com estas palhaçadas é desacreditar ainda m ais o que já está desacreditado!!!!! óvcios
  • COUTO MACHADO
    07 jun, 2016 PORTO 17:24
    SE FOSSE VERDADE, ALGUÉM DE BOM SENSO ACREDITAVA NA "LEVEZA" DA AÇÃO POLICIAL ? CLARO QUE ESTA PARÓDIA É PARA ENTRETER A MALTA. VAMOS ESPERAR PARA VÊR E, CASO SEJA TUDO MENTIRA O "ESPIÃO" TEM PANO PARA MANGAS PARA EXIGIR UMA INDEMNIZAÇÃO À MANEIRA. QUANDO O PUTIN SOUBE DA ANEDOTA, MIJOU-SE A RIR....

Destaques V+