Emissão Renascença | Ouvir Online
A+ / A-

Polícia faz buscas em Londres

05 jun, 2017 - 07:04

O autodenominado Estado Islâmico já reivindicou os ataques de sábado à noite, que mataram sete pessoas e deixaram dezenas feridas com gravidade. Foram colocados separadores em várias pontes para evitar atropelamentos.

A+ / A-

A polícia londrina fez, esta segunda-feira de madrugada, buscas em duas moradas do Leste da cidade: Newham e Barking.

A notícia é avançada pela BBC, segundo a qual algumas pessoas foram detidas nessas buscas. Desconhece-se quantas. No total, já foram detidas 12 pessoas desde sábado à noite, altura em que três homens atropelaram e esfaquearam várias pessoas na ponte de Londres e no mercado de Borough.

O ataque já foi reivindicado pelo Estado Islâmico, mas as autoridades britânicas ainda não estabeleceram qualquer ligação directa entre o que se passou e o grupo terrorista.

Os detidos são sete mulheres e cinco homens com idades entre os 19 e os 60 anos. As detenções ocorreram em Barking, um dos locais onde a polícia voltou esta manhã e onde, segundo a imprensa, os residentes na zona terão ouvido disparos e algumas explosões durante as buscas.

A identidade dos três atacantes (abatidos pela polícia na altura do ataque) já é conhecida das autoridades britânicas, mas só será revelada quando “operacionalmente possível”.

Entretanto, foi reforçada a segurança em Londres, com mais agentes armados na rua, pelo menos nos próximos dias. Além disso, as pontes da cidade têm agora barreiras físicas para garantir a segurança de quem circula a pé, evitando que qualquer viatura possa galgar os passeios.

Esta segunda-feira de manhã, a primeira-ministra Theresa May volta a chefiar o comité governamental de segurança (Cobra) para discutir a resposta ao terceiro atentado em poucas semanas em solo britânico.

O nível de alerta terrorista mantém-se em “severo”. Após o atentado em Manchester, em 22 de Maio, o alerta foi elevado para “crítico” (o que significa que um ataque pode estar iminente), mas depois voltou a baixar para “severo”, o que quer dizer que a ocorrência de um atentado é muito provável.

Nove franceses entre as vítimas

O ataque na Ponte de Londres matou sete pessoas e fez 48 feridos, 21 dos quais ficaram em estado muito grave. Tudo em apenas oito minutos.

As identidades das vítimas começam a ser conhecidas, sabendo-se já que uma delas tinha nacionalidade canadiana, de nome Chrissy Archibald.

Sabe-se ainda que um cidadão francês está entre as vítimas mortais e sete outros entre os feridos, incluindo quatro em estado grave. As informações são do ministro francês dos Negócios Estrangeiros, Jean-Yves Le Drian, segundo o qual há ainda um outro cidadão francês desaparecido.

A líder do Partido Trabalhista, por seu lado, afirmou ao programa BBC Breakfast que Londres é uma “cidade mesmo forte” e “um exemplo para o mundo”.

“Existe uma resiliência em Londres que tem sido demonstrada ao longo de décadas”, assegurou Emily Thornberry, segundo a qual não existem polícias suficientes no Reino Unido.

Emily Thornberry lembrou, por isso, que existe um manifesto para a contratação de mais 10 mil agentes que deverá dar entrada no Parlamento depois das eleições legislativas de quinta-feira.

No domingo, a primeira-ministra britânica condenou o ataque “brutal” de sábado e elogiou a coragem da polícia e dos serviços de emergência, bem como das pessoas “que se defenderam e que defenderam outros”.

Segundo Theresa May, a ameaça terrorista mudou: “Estamos perante uma nova tendência: já não existem apenas ataques bem planeados ou actos isolados, mas sim perante atacantes que, inspirados por terceiros, os imitam usado os métodos mais básicos”, declarou.

Este é o terceiro ataque em três meses no Reino Unido e, desde Westminster, a 22 de Março, a polícia conseguiu travar cinco ameaças credíveis, afirmou a primeira-ministra.

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

  • Inglês
    06 jun, 2017 Mundo 08:34
    Aqueles 20000 polícias que despediste, agora davam um certo jeito, não era oh Theresa May?
  • otário cá da quinta
    05 jun, 2017 coimbra 15:37
    DEPOIS DE CASA ROUBADA, TRANCAS NA PORTA !

Destaques V+