Emissão Renascença | Ouvir Online
A+ / A-

Liga dos Campeões

Buffon quer a Champions. "Seria o final perfeito para a minha carreira"

02 jun, 2017 - 17:24

Guarda-redes italiano vê Cristiano Ronaldo como um exemplo no panorama desportivo mundial. Daniel Alves quer ganhar uma Liga dos Campeões com Buffon.

A+ / A-

Gianluigi Buffon não quer pendurar as botas sem levantar o troféu da Liga dos Campeões com a Juventus.

Em conferência de imprensa, esta sexta-feira, de antevisão da final da Champions, diante do Real Madrid, o guarda-redes italiano reconheceu que vencer seria o clímax perfeito para a sua extensa carreira. "Ganhar a Champions dar-me-ia e dar-me-á uma alegria imensa. Sabes o quanto tiveste de sacrificar para o conseguir. Não há nada mais bonito que receber um prémio quando suaste por ele", explicou, . "Seria o final perfeito para a minha carreira. Todos gostam muito de se emocionar com isto".

A Liga dos Campeões seria um título inédito para o guardião transalpino e, frente ao campeão europeu, a fasquia estará bem alta. "É um grande desafio para nós. Nos momentos em que sofrermos, vai ajudar-nos a presença dos nossos adeptos, para poder lutar, contra-atacar e resistir diante do Real Madrid", desafiou Buffon, que admitiu que o jogo de sábado será "muito especial".

Duelo com Ronaldo é aperitivo especial

Porque falar de Real Madrid é, também, falar de Cristiano Ronaldo, Buffon dedicou palavras especiais ao português. "Cristiano Ronaldo é um modelo do desporto a seguir por todos, tanto os grandes e os pequenos. Todos têm de olhar para Cristiano como exemplo", declarou.

Para o guarda-redes, nunca é tarde para aprender com os melhores. "Como já disse antes, pensava que com 39 anos já não tinha mais para aprender, mas sou franco e, falando com Dani Alves, aprendi muito. Surpreendeu-me e motivou-me muito. São capazes de ganhar muitas vezes e continuam. Há que ter a humildade de continuar".

Sobre a comparação com Ronaldo, com quem poderá concorrer pela Bola de Ouro, Buffon desvalorizou o tema. "Os jornalistas escrevem artigos muito bonitos. No que me diz respeito, nem me passa pela cabeça comparar-me com Cristiano. Temos papéis muito distintos em campo, eu tenho de defender a minha baliza e ele atacar. Eu vou continuar a fazer o meu trabalho. Isso da Bola de Ouro agrada-me, mas é secundário, o que conta é tentar ganhar amanhã. O resto não me afecta", atirou.

Aliás, Buffon assegura que não vai ter pesadelos com os avançados do Real. "Temos de nos manter serenos e tranquilos, se ficares ansioso, tens de voltar a equilibrar as emoções. O que faço é isso. Se sonhasse com Cristiano e Benzema e os restantes jogadores, uma noite não seria suficiente para sonhar com todos", brincou.

Alves traz experiência de campeão

Para Dani Alves, lateral-direito brasileiro e colega de Buffon, seria um sonho levantar uma Champions com o guarda-redes. "A vida trouxe-me aqui, para esta equipa, para tentar viver um sonho que desde há muito tempo que eles não têm conseguido viver. Vim para aqui para tentar partilhar este sonho com eles, para tentar torná-lo realidade", afirmou o defesa. "Seria um grande momento ganhar um título com Buffon. Espero que estejamos todos à altura desta oportunidade, porque é muito bonito".

Alves pode ser o primeiro jogador a conseguir um "triplete" por três vezes, depois de o alcançar, por duas vezes, com o Barcelona. "Deves fazer todos os dias algo novo, não posso estar a pensar que, se ganharmos, serei o único jogador com três "tripletes". O nosso sonho é maior que tudo isso", destacou o defesa brasileiro, que recusou atribuir todo o favoritismo ao Real Madrid.

A final da Liga dos Campeões terá lugar em Cardiff, este sábado, às 19H45. Cristiano Ronaldo, Pepe e Fábio Coentrão foram convocados por Zinedine Zidane, treinador do Real Madrid.

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

Destaques V+