Emissão Renascença | Ouvir Online
A+ / A-

Venezuela. Mais de 100 feridos só este sábado

21 mai, 2017 - 23:05

O país já completou 50 dias de manifestações contra o Presidente Maduro, durante as quais morreram pelo menos 47 pessoas.

A+ / A-

Pelo menos 120 pessoas ficaram feridas no sábado em manifestações na área metropolitana de Caracas, estando três delas em "estado clínico delicado", denunciou a oposição venezuelana, que acusou os agentes de segurança do Estado de violência.

"No dia de ontem [sábado], só na cidade Caracas, houve mais de 90 feridos", afirmou o deputado da oposição José Manuel Olivares em conferência de imprensa, acrescentando que na vizinha localidade de San Antonio de los Altos houve "30 feridos nas manifestações".

A Venezuela completou no sábado 50 dias de manifestações contra o Presidente do país, Nicolás Maduro, durante as quais morreram pelo menos 47 pessoas, segundo dados confirmados pelas autoridades.

Num comunicado divulgado este domingo, a Cruz Vermelha da Venezuela indicou que nos últimos 50 dias assistiu 268 pacientes, "fundamentalmente feridos pelo impacto de chumbo e de projécteis, contusões gerais, queimaduras e perturbações respiratórias".

Do total de feridos assistidos pela Cruz Vermelha, 62 foram-no em Caracas, 81 no estado de Lara, 63 em Mérida, 58 em Carabobo e quatro em Barinas.

Segundo José Manuel Olivares, um dos feridos de San Antonio, localidade do estado de Miranda, foi ferido "por arma de fogo" no abdómen, e salientou que "felizmente" foi intervencionado cirurgicamente e está fora de perigo.

Dos restantes feridos de Caracas, o deputado assegurou que três estão em "estado clínico delicado": dois com "trauma torácico" por impacto de uma granada lacrimogénea e outro com "fractura" na cabeça, que atribuiu a outra granada lacrimogénea.

"A violência, como sempre, por parte dos corpos de segurança do Estado. Insistimos com a mensagem de que reflictam se são o exército de [o libertador Simón] Bolívar ou se são assassinos", referiu José Manuel Olivares.

O deputado afirmou que San Antonio de los Altos viveu "dias brutais de repressão por parte da Guarda Nacional Bolivariana", a polícia militarizada.

Na Venezuela, as manifestações a favor e contra o Presidente Nicolás Maduro intensificaram-se desde 1 de Abril, depois de o Supremo Tribunal de Justiça (STJ) divulgar duas sentenças que limitavam a imunidade parlamentar e em que aquele organismo assumia as funções do Parlamento.

Entre queixas sobre o aumento da repressão, os opositores manifestam-se ainda contra a convocatória a uma Assembleia Constituinte, feita a 1 de Maio último pelo Presidente Nicolás Maduro.

Tópicos
Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

  • Miguel Botelho
    22 mai, 2017 Lisboa 09:01
    Ao contrário daquilo que diz o mentiroso deputado José Manuel Olivares, a violência, como sempre, não vem dos corpos de segurança do Estado. Esta vem da própria oposição que até incita os jovens a ser violentos contra o governo de Nicolás Maduro. A Polícia Nacional Bolivariana é pacífica; demasiado pacífica. Só neste fim de semana, um grupo de jovens da oposição incendiou um jovem chavista (estas imagens não querem passar no exterior, pois sabem que retira confiança a esta oposição metirosa). Jovens da oposição usam as «metra» (ou esferas de chumbo), atiradas de bazucas contra a polícia (algo que já fizeram na «guarimba» de 2014 e que fez mais de quarenta mortos). Na verdade, a oposição é a maior responsável dos actos de pilhagem, vandalismo, destruição das sedes chavistas e até corte de auto-estradas, para depois exercerem coacção sobre os condutores a pagarem portagem. Numa situação desta natureza, como reagiria a nossa polícia, ou a inglesa, ou até mesmo a americana? A oposição destrói, mata e depois culpa o governo de Maduro dos crimes cometidos.

Destaques V+