Emissão Renascença | Ouvir Online
A+ / A-

​Trump aponta dedo aos aliados da NATO que "não pagam o que devem". E Portugal é um deles

25 mai, 2017 - 18:25

Na abertura cimeira de Bruxelas, o presidente norte-americano advertiu que 2% do PIB "é o mínimo" exigível para reforçar a defesa colectiva.

A+ / A-
Trump aponta dedo aos aliados da NATO que "não pagam o que devem". E Portugal é um deles
Trump aponta dedo aos aliados da NATO que "não pagam o que devem". E Portugal é um deles

O Presidente norte-americano, Donald Trump, apontou hoje o dedo aos "23 dos 28" países membros da NATO que não cumprem as suas "obrigações financeiras" e advertiu que 2% do PIB "é o mínimo" exigível para reforçar a defesa colectiva.

Na sua estreia em reuniões da NATO, e naquela que é a sua única intervenção pública durante a deslocação a Bruxelas, Trump, que discursava por ocasião da inauguração de um monumento evocativo dos ataques de 11 de Setembro, foi particularmente crítico em relação aos Aliados que, na sua opinião, "não estão a pagar o que deveriam" -- a grande maioria, entre os quais Portugal -, sobrecarregando assim os Estados Unidos.

"Tenho sido muito, muito directo com o secretário-geral (Jens) Stoltenberg e com os membros da Aliança ao dizer que os membros da Aliança têm finalmente que contribuir com a sua quota parte justa e cumprir as suas obrigações financeiras. Mas 23 das 28 dos países membros ainda não estão a pagar o que deveriam estar a pagar e o que é suposto estarem a pagar para a sua Defesa. Isto não é justo para as pessoas e contribuintes dos Estados Unidos, e algumas destas nações devem massivas quantidades de dinheiro dos últimos anos", afirmou.

Trump referia-se ao compromisso, assumido na cimeira da NATO no País de Gales, em 2014, de, no espaço de uma década, todos os aliados destinarem 2% do respetivo Produto Interno Bruto (PIB) a despesas militares.

De acordo com os dados do relatório de 2016 da Aliança Atlântica, publicado em 13 de Março último, no ano passado apenas cinco aliados atingiram ou ultrapassaram o objectivo acordado, designadamente Estados Unidos (3,61%), Grécia (2,36%), Estónia (2,18%), Reino Unido (2,17%) e Polónia (2,01%).

Nesta lista, Portugal surge na 12.ª posição entre os 28 Estados-membros, ao ter consagrado 1,38% do PIB a despesas na área da defesa, o que significa um aumento face a 2015 (1,32%) e a 2014 (1,31%), mas aquém dos valores registados entre 2009 (1,53%) e 2013 (1,44%).

Tópicos
Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

  • VIRIATO
    25 mai, 2017 CONDADO PORTUCALENSE 23:13
    Aqui jazem com determinados comentários, os parasitas da esquerdalha caviar e dos moncos neoliberais que criticam por criticar, tal como os media que lhe têm feito perseguições patéticas e que chegam ao nível de criticar a forma de pentear o cabelo do senhor (à falta de melhores argumentos, naturalmente).A critica é saudável desde que seja construtiva, mas o que acontece é a "intifada" jornaleira e moribunda e em que já ninguém acredita a não ser os acólitos dos interesses instalados e que já cheiram a mofo.As verdades, quando são verdades dói-em muito e mais ainda quando são ditas nos focinhos dos meliantes, perante os olhos e ouvidos de milhões de pessoas.A rapariga alemã juntamente com o seu vice chanceler da província de França, mais o manso espanhol e o artista que é nosso primeiro ministro, devem aos americanos serem livres, e devem mais ainda, o pagamento por aquilo que os americanos têm feito aos Europeus em matéria de ajuda tanto em termos materiais e treino militar...porque por mais que tussam o lobby lgbt,os objectores de confiança da esquerdalha caviar e outros artistas que deviam ter passado pelo serviço militar obrigatório,para saberem o que custa a condição militar e saberem também que face ao desinvestimento no sector da defesa, se não fossem os yankees,os europeus com a escumalha que tem desgovernado esta Europa neste últimos 40 anos.O Sr. Trump, foi eleito por ter conhecimento e tocar nos anseios dos eleitores americanos e é o que falta acontecer cá no burgo
  • Leão de Amsterdam
    25 mai, 2017 Amsterdam 21:27
    Ao disponibilizar a Base estrategica das Lages na ilha Terceira Açores ainda devia pagar
  • Cidadao
    25 mai, 2017 Lisboa 20:15
    Sempre achei que uma das premissas para a Europa ter voz, e não ser apenas uma caixa de ressonância dos USA, era necessária a constituição de um Exército europeu. Mas depressa fui confrontado com a realidade. E a Realidade é que a Europa habituou-se a ser defendida pelos "camones" e portanto está disposta a não ter voz e até suporta humilhações, tudo menos pagar a sua Defesa do seu bolso. Eleições, povos que não querem pagar mais impostos, esquemas de promoções de oficiais de alta patente que parecem uma fraude, sucessivos escândalos de corrupção nas compras de material militar, e claro, a ausência de uma politica integrada de Defesa, fazem da Europa um parceiro menor, quase totalmente dependente dos USA para a sua Defesa. A saída do 2º melhor Exercito Europeu da UE, e a Rússia cada vez mais agressiva, estão a trazer essas vulnerabilidades à tona. Por cá? Qualquer aumento do Orçamento para a Defesa, acaba por traduzir-se em salários e mais alguns Generais e Almirantes. Melhores FA, é que não. Se todos concordam que é necessário um NAVPOL para a Marinha, havia um em 2º mão por 80 milhões - novo custaria 400 ... - e nem isso conseguiram arranjar, e vieram com a cantiga que não dava para os nossos helicópteros ... Mantenham os USA como amigos. E tolerem as parvoíces do "salmão" Trump. Que remédio: sem os USA, a Europa não é nada nem ninguém.
  • Saul
    25 mai, 2017 Bemposta 19:26
    Este julga que são todos idiotas como ele. Primeiro a contribuição dos membros deveria ser de acordo com o potencial de conflito e a dimensão e das populações a defender desse país e não com base no PIB. Falo por exemplo da Turquia, cuja a dimensão é enorme e esta bem no centro do barril de polvora. Com politicas anti-democraticas e com ligações aos russos.
  • Antonio Leonel Costa
    25 mai, 2017 Belas 19:16
    O rapazote TRUMP, vendedor da banha da cobra, veio dizer que os Europeus da NATO tem de desembolsar mais dinheiro para lhe comprar a "velharia" de armas absoletas que tem para continuar a ganhar dinheiro e ter as fábricas a trabalhar (as dele claro). Para quê para lutarem contra o Desh e contra a Russia e não disse a China porquê? Não leu o livro dos grandes guerreiros vencedores como o que venceu os EUA de seu nome GIAP que diz que ninguém ganha uma guerra de terrorismo com os meios de armas clássicas mas com investimento e reparação das infra-estruturas que destruiram. Ele sabe mas isso não vende a velharia das armas que tem lá para vender. Idiotas!!!
  • desatina carreira
    25 mai, 2017 queluz 19:12
    so falou a verdade
  • Alexandre
    25 mai, 2017 Rego 19:11
    Paguem o que devem, na Base das Lajes, aos Açores/Portugal.
  • Gomez
    25 mai, 2017 Fundão 19:05
    O tipo que se gabou de fugir aos impostos, no seu País, vem, agora, com esta conversa da treta...
  • CALOTE DOS TUGAS
    25 mai, 2017 Lx 19:04
    Sr.Pedro o Sr ainda não percebeu q a Europa precisa dos EUA para se defender desde a 1ª grande guerra que isso sucede.Veja o que aconteceu nos Balcas quando a Europa não consegui resolver a questão e , mais uma vez, os americanos resolveram. Militarmente a Europa não existe. A história do não pagamos a Nato e os custos desta não dá pois a ameaça dos russos é grande...Veja se pensa com a abeça em vez dessas ideologias que lhe meteram an cabeça. Os ex países de Leste querem estar na Europa, na Nato e nós os tugas nem pagamos ..:Andamos semrpre de mão estendida...Calotes atrás de calotes..Uma vergonha.
  • pedro
    25 mai, 2017 lisboa 18:57
    O.que ele quer é que os membros da NATO gastem mais uns quantos bilioes a comprar armamento americano que é o fornecedor principal dos membros da NATO.

Destaques V+