A+ / A-

Museu dos Coches mostra embaixada que D. João V organizou para o Papa

08 jul, 2016 - 10:18

Até 15 de Janeiro, pode ficar a perceber melhor a origem do famoso Coche dos Oceanos e a importância desta embaixada, realizada na criação do patriarcado de Lisboa.

A+ / A-

A primeira exposição temporária do novo Museu dos Coches é inaugurada esta sexta-feira e assinala a comemoração dos 300 anos da Embaixada do Rei D. João V ao Papa Clemente XI.

Corria o ano de 1716 quando o rei D. João V realiza a embaixada ao Papa Clemente XI, com vista a mostrar a fé e a riqueza do país.

O cortejo levou anos a preparar. Em Roma, foram construídos o majestoso Coche dos Oceanos, o Coche da Coroação de Lisboa e o do embaixador, que desfilaram durante horas até ao palácio do Quirinale, onde estava então o Papa.

“D. João V manda a ordem para se fazer a embaixada e o embaixador avança com um séquito gigantesco, mas isso não vou contar porque é a surpresa da exposição”, afirma à Renascença Silvana Bessone, directora do Museu dos Coches.

Na mostra “está tudo descrito: quem ia no coche da frente, os nossos três coches de respeito, os músicos”, etc. “É uma embaixada que leva horas. Começou às 8h00 ou 9h00 da manhã e à meia-noite ainda lá estavam”, adianta.

A exposição conta com o apoio do Patriarcado de Lisboa, criado na sequência desta embaixada ao Papa. Com paredes em tom vermelho e ouro, a mostra abre no sábado ao público e está integrada na visita do Museu dos Coches até 15 de Janeiro.

A exposição é ainda tema em destaque no programa “Ensaio Geral”, para ouvir depois das 23h00 na Renascença.

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

Destaques V+